Pesquisa personalizada

terça-feira, 31 de março de 2009

Serviço de psiquiatria é descentralizado


A Prefeitura de Jaboatão de Guararapes iniciou a descentralização dos atendimentos psiquiátricos na rede municipal de saúde. Ao invés de os pacientes irem até o serviço especializado, localizado no bairro de Piedade, agora eles podem realizar as consultas na policlínica mais próxima de casa. A iniciativa começou desde o início deste mês. Para isso, foram contratados mais dois psiquiatras, totalizando nove especialistas, atuando nas unidades Mariinha Melo (Vila Rica), Cônego Pedro de Souza Leão (Cavaleiro), José Carneiro Lins (Prazeres), Manoel Calheiros (Curado IV) e Leopoldina Souza Leão Tenório (Jardim Jordão). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município atende 8.631 usuários com algum tipo de transtorno mental.
A coordenadora de Políticas Estratégicas de Saúde, Andréa Lúcia Oliveira, afirmou que a mudança favorece os pacientes que vinham de bairros mais longe em busca do serviço. “Muitas vezes, eles tinham que pegar vários transportes e madrugar para pegar a ficha de atendimento. Quando conseguiam, esperavam quase três meses para ver o médico. Agora, está assegurado pelo menos um atendimento por mês, dando maior conforto e estabilidade”, disse a coordenadora.
Para ter acesso às consultas, o usuário precisa apresentar o cartão de consulta para agendar o atendimento na policlínica. Quem não tiver o documento, precisa ser avaliado e encaminhado por um clínico credenciado na rede. Além dos psiquiatras, a estrutura do atendimento conta com psicólogos, clínicos e assistentes sociais. “A meta da secretaria é que, até maio, os pacientes possam agendar as consultas por telefone, sem precisar vir até uma policlínica”, antecipou Andréa Oliveira.


Fonte: Folha de Pernambuco, edição: 31/03/2009

Depois de denúncia Jaboatão recebe reforço de ambulâncias do Samu

Às vezes me questiono sobre a necessidade de denunciar o que está errado, será que vale à pena? Será que seremos atendidos? e, confesso, muitas vezes me vejo sem boas respostas. Mas é lendo notícias como a postada logo abaixo que me reanimo e volto a acreditar na força da opnião pública e vejo a importância de que a população lute pelos seus direitos e cupra com suas obrigações. Mas deixemos de "pra quê isso? " e vamos a notícia:
Na última segunda-feira (30) um programa regional de TV mostrou a situação das ambulâncias de Jaboatão dos Guararapes. A denúncia partiu dos próprios motoristas da Secretaria de Saúde. Foi flagrado que apenas dois veículos estavam funcionando, e os outros estavam em na garagem da Divisão de Transportes da Secretaria sem funcionar.Nesta terça-feira (31) a equipe do mesmo programa voltou à cidade e constatou que mais quatro ambulâncias do Samu estavam nas ruas. O chefe da Divisão de Transporte de Jaboatão, Ivan Vicente, garantiu que as ambulâncias estavam em operação. "Os veículos estavam com pequenas revisões, encaminhamos ontem alguns veículos para oficina e conseguimos alterar a quantidade de veículos", disse Ivan Vicente. De acordo com motoristas e pacientes, os veículos da prefeitura não têm condições de atender à população. "Eles fizeram um arrumadinho, tiraram peça de um colocaram em outra. Os carros não têm condições de circular", afirmou o motorista Roberto Oliveira, que denunciou, na última segunda-feira, que a prefeitura também reduziu a quantidade de combustível nos tanques dos carros.Nos hospitais os pacientes reclamam. Os que precisam do serviço têm que pagar do bolso um táxi ou um carro de aluguel porque não há ambulâncias a disposição da população. "Quando precisamos, eles dizem que não tem, está quebrada, não tem combustível, não tem motorista", reclamou o comerciante José Figueiredo.Nesta terça-feira a secretária de Saúde do município, Gessiane Paulino, afirmou que a situação está sob controle, e que o serviço de transporte dos pacientes está sendo feito por seis ambulâncias, duas do município e quatro do Samu."Nós sabemos que o contingente de ambulâncias para a população de Jaboatão é insuficiente. Tanto é que dentro do nosso planejamento para 2009 nós estamos vendo a possibilidade de adquirir ambulâncias normais, ou fazer o aluguel de ambulâncias que possam está fazendo esse atendimento à população", assegurou a secretária de Saúde.

Fonte: PE 360 Graus.
Link: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saude/2009/03/31/NWS,488164,4,62,NOTICIAS,766-DEPOIS-DENUNCIA-JABOATAO-RECEBE-REFORCO-AMBULANCIAS-SAMU.aspx

domingo, 29 de março de 2009

Nem tudo está ruim!!!

Pessoal segue abaixo um e-mail recebido por mim, sem alterações e lógico respeitando a vontade da pessoa que fez a contribuição. E logo agradecendo aí a contribuição do Carlos .

"Gostaria de fazer aqui um ELOGIO, isso mesmo ELOGIO, ao pessoal do serviço de limpeza urbana. Eles estão fazendo um belo trabalho, aqui em prazeres a coleta não para, é 24h na rua, em Guararapes onde moro, a coleta passou de 3X por semana para diariamente!! não pararam nem sequer pelo carnaval, só lamento pelas pessoas que não se sensibilizam e continuam jogando lixo nas ruas, terrenos, canais e avenidas. Mago parabéns pelo blog e obrigado pelo espaço!!
Por Favor não divulgue meu e-mail e me identifique por Carlos"

segunda-feira, 23 de março de 2009

Disque Denúncia


Pessoal, sempre reclamamos que a violência nos assusta, que ela não para de crescer, que cada dia está ficando mais perigoso e etc, etc, etc... Mas o que estamos fazendo pra melhorar essa situação? Quantos de nós nos calamos diante de crimes por medo de represálias? Ajudar a polícia na resolução de crimes, também é uma atitude cidadã e é mais fácil e seguro do que muita gente imagina. Existe um serviço do governo estadual chamado "DISQUE DENÚNCIA" , ele funciona da seguinte forma: você liga, faz a denúncia, recebe um nº de protocolo e caso a sua denúncia seja confirmada você pode até ganhar dinheiro, e tudo isso sem precisar se identificar, isso mesmo você NÃO precisa se identificar, fácinho !!. E ainda, você pode ligar de qualquer telefone, mas se você tiver receio, ligue de um orelhão, você procura um lugar mais tranquilo, mais sossegado, faz a sua denúncia e assim você estará fazendo a sua parte na luta contra a violência, e só lembrando: " a violência que bateu na porta do teu vizinho ontem, é a mesma que poderá bater na sua porta amanhã!!". O número para a região metropolitana do Recife é: (81) 3421-9595. Quem estiver fora da Região Metropolitana, pode entrar em contato com a Central do Agreste pelo número (81) 3719.4545. Se vocês quiserem podem, também acessar a página da polícia civil e ver as fotos dos procurados pela polícia, através do site: http://www.policiacivil.pe.gov.br/procurados.php

O metrô já está em operação!!!!!




É isso aí falando um pouco mais sobre o metrô, hoje eu venho trazer uma ótima notícia: O METRÔ JÁ ESTÁ OPERANDO !!!! Foram mais de 10 anos de espera e R$ 356 milhões investidos na expansão. São 14,3 quilômetros (km) de extensão de linha e 10 estações, o intervalo previsto é de 17 minutos entre os trens e 35 mil usuários é a demanda inicial, 3 trens vão atender inicialmente a linha Sul e 12 trens climatizados deverão compor a linha até 2010. 190 mil usuários é o número estimado com os 12 trens funcionando ( fontes : Diário de Pernambuco e Metrorec. Link: http://www.diariodepernambuco.com.br/politica/nota.asp?materia=20090323072709&assunto=68&onde=Politica ). Já os terminais de integração estão previstos para serem entregues em 2010. Ah!! e não se enganem, a foto não desse evento realizado hoje, mas assim que eu conseguir a do evento de hoje eu faço a substituição!!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Inauguração do Metrô


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta a Pernambuco, nesta segunda-feira (23), para participar de duas solenidades. A primeira será a inauguração do último trecho da Linha Sul do Metrô. Depois, o presidente segue para Vitória de Santo Antão, onde participa da abertura da fábrica da Sadia, no Estado. A agenda oficial do presidente só será divulgada na sexta-feira (20), mas o cerimonial do Governo do Estado confirmou a vista. Esta será a terceira vez, apenas este ano, que Lula vem ao Estado. O último trecho da Linha Sul do Metrô do Recife está pronto e aguardava apenas a visita do presidente para iniciar a operar ( como divulguei no meu último post ). A linha, com pouco mais de 14 quilômetros de extensão, liga o Recife ao bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Início das operações do Metrô.

Hoje bisbilhotando a internet, me deparei com a seguinte notícia: "A linha Sul do metrô, trecho que vai atender até Cajueiro Seco, está quase pronta!!!!!". Aí eu pensei (sim! isso é possível!!!): Pô que massa, véi!!! só que aí vem um grande ponto: só vai inaugurar com a presença do presidente. Vamos deixar de enrrolação e vamos a reportagem, o endereço leva para a página do PE 360 Graus onde está o vídeo com a reportagem completa: http://pe360graus.globo.com/videos/cidades/transporte/2009/03/13/VID,9748,4,239,VIDEOS,879-QUASE-TUDO-PRONTO-INAUGURACAO-ULTIMO-TRECHO-LINHA-SUL-METRO.aspx
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...