Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Feliz Aniversário


Gostaria de aproveitar o espaço para parabenizar a cidade de Jaboatão dos Guararapes pelos seus 416 anos. A data 04/05 lembra a criação da vila, realizada por Bento Luiz Figueira, proprietário na época do Engenho São João Batista, em 1593. Gostaria de desejar parabéns, não só ao município, mas a todos os moradores que de forma direta ou indireta traçam a história desse município de um potencial inestimável, porém ainda não explorado. Gostaria de parabenizar este valioso gigante, berço da nacionalidade do exército brasileiro, terra de gente guerreira, que não se curva diante das dificuldades e vai luta como em 1648 na guerra contra o invasor holandês. É isso aí Jaboatão: Felicidades e muitas glórias.


Esses são os votos do blog Jaboatão Vive!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Centro Público de Emprego será reestruturado





O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Jaboatão vai passar por um processo de reestruturação, no intuito de ampliar e aprimorar os serviços oferecidos. O Centro entrou em funcionamento no final da gestão passada, e conta com um sistema público de emprego, que pode vir a obter resultados bastante significativos, sobretudo na garantia de oportunidades no mercado de trabalho para jovens e adultos. Ainda vem sendo realizado levantamento para saber, em dias úteis de atendimento, quantos empregos são viabilizados, e quais as expressões em percentuais das colocações, nas diversas faixas etárias. A gerente de Trabalho Emprego e Renda, Akemi Morimura, informa que técnicos da secretaria vêm realizando visitas periódicas às empresas, para ampliar o quantitativo de vagas ofertadas. Os trabalhadores cadastrados que correspondem ao perfil das vagas captadas são convocados por telefone, para comparecerem ao Centro e são encaminhados as empresas, para participarem dos processos seletivos. A principal função do Centro, instalado em parceria com o Ministério do Trabalho, é fazer esta ponte entre quem precisa de trabalho e quem tem vagas a oferecer, o que, futuramente, possibilitará mensurar as demandas e traçar um diagnóstico sobre as áreas que devem ser priorizadas para receber investimento em cursos de qualificação. Entre as novas ações que serão desenvolvidas pelo órgão está a de orientação profissional, informa Akimi. Os atuais serviços oferecidos pelo órgão são:
  • Pagamento do seguro-desemprego;
  • Intermediação de mão-de-obra;
  • Qualificação profissional;
  • Emissão de Carteira de Trabalho.

Sua atual estrutura dispõe de 5 guichês para atendimento, sala de espera com 60 cadeiras, uma sala para ser usada por empresários em entrevistas com trabalhadores, uma sala para recrutamento, seleção e mais equipamento multimídia para palestras, exibição de vídeos institucionais e demais eventos, além de um auditório com capacidade para 40 pessoas. Os interessados em se cadastrar no Centro, devem comparecer com carteira de trabalho e documento de identidade (RG), na Praça Dantas Barreto, s/n, em Jaboatão Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Os empresários que quiserem entrar em contato, além de ir pessoalmente, podem disponibilizar vagas pelo fone: 81 3482-0032. Quem não tiver a Carteira de Trabalho podem aproveitar para retirá-la. Basta levar 2 fotos 3X4, além do RG, CPF e Comprovante de Residência.

Fonte: http://www.jaboatao.pe.gov.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Jaboatão decreta estado de emergência

Desde o começo desde mês, o município de Joboatão dos Guararapes decretou estado de Emergência por conta do processo contínuo de erosão marinha da sua Beira-mar, que vem se agravando com as marés do mês de março. Conforme explica o secretário de obras de Jaboatão, Vavá Rufino, a medida foi tomada para se evitar que a situação se torne mais perigosa com a chegada dos meses de junho a agosto.
Por isso, serão executadas obras de caráter emergencial em um trecho de oito quilômetros da orla, situado entre a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no bairro de Piedade, e a Foz do Rio Jaboatão, no bairro de Barra de Jangada, segmento onde moram 12 mil pessoas. “No entanto, as nossas ações irão se concentrar, mais especificamente, em um trecho de 510 metros, que começa no Dorisol e vai até o edifício Promenade”, informa Rufino. No ano passado, este mesmo trecho estava passando por um processo de enrocamento aderente - que tem por objetivo evitar que o mar avance, criando uma espécie de barreira na orla - mas, de acordo com Vavá, a empresa que era responsável pelo serviço abandonou a obra sem terminá-la, e o procedimento ficou parado.
“O trabalho foi executado em 133 metros. Agora, temos que terminar o trecho que vai do edifício Mar del Plata até o Promenade. Precisamos dar conta deste trabalho com o máximo grau de urgência que a situação necessita. Também serão construídas escadas entre a areia da praia e o asfalto para facilitar o acesso aos banhistas”, explica. O enrocamento faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta que foi firmado entre o Município e Ministério Público em agosto e setembro de 2007. Ele começou a ser cumprido em 2008, mas foi parado em outubro do ano passado.
Fonte: Folha de Pernambuco, edição on-line de 22/04/2009

terça-feira, 21 de abril de 2009

ITEP chega à Jaboatão para fomentar novos empreendimentos

Na busca de fomentar novos empreendimentos, gerar novos empregos e aumentar renda da população, a Prefeitura de Jaboatão está para firmar convênio com o ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco), a fim de criar Centros Tecnológicos Vocacionais (CVTs), no município, informa o gerente de Fomento e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Veiga. “No momento, estamos procurando identificar as vocações do segmento econômico, local, bem como às principais demandas dos setores produtivos estratégicos das Regionais”, salienta Veiga. Os CVTs funcionam como unidades de ensino profissionalizante e núcleo de serviços tecnológicos para a transferência de conhecimentos, com o objetivo de melhorar e modernizar os processos produtivos em cada região. Segundo Gustavo, quando os CVTs estiverem em fase de implantação, a parceria com o ITEP, entre outras coisas, servirá de instrumento para coleta de informações, com o intuito de construir um diagnóstico da realidade do município. Na próxima semana, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo estarão se reunindo com especialistas do ITEP, a fim de avançarem no processo de instalação de Centros Vocacionais, em Jaboatão.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres


Em alguns veículos de comunicação vi manchetes de notícias referentes à Festa da Pitomba (tudo bem, fica comercial, bem facinho de lembrar, bonitinho) inclusive até com uma justificativa dizendo que é pra comemorar a safra da fruta e coisas assim. Mas a história não é bem essa, a festa não é em homenagem a fruta pitomba, e sim a Maria Mãe de Jesus que nesse caso recebe o nome de Nossa Senhora dos Prazeres.

É o seguinte, na época das Batalhas dos Guararapes; na qual houve a primeira formação de exército com índios, negros, nativos( descendentes de portugueses ou não) e portugueses, e daí o título de berço da nacionalidade e do exército do Brasil; Os portugueses que aqui lutavam, como João Fernandes Vieira por exemplo, eram devotos de Nossa Senhora dos Prazeres, a mesma Maria mãe de Jesus (quem quiser conferir sua história pode fazê-lo através deste link: http://www.nossasenhoradosprazeres.com.br/pages/nossa_senhora.html ), e por acreditar que ela os ajudou durante a guerra, dada a superioridade do exército holandês, tanto de pessoal, quanto de armamentos ( há inclusive um quadro que fica na entrada da Igreja da Conceição dos Militares na Rua Nova no Recife que relata os números dessa superioridade holandesa) o mestre de campo General Francisco Barreto de Menezes mandou erguer nos Montes Guararapes, às suas custas como consta num quadro que fica localizado dentro na igreja nos Montes Guararapes e detalha o fato, uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, capela essa que foi aumentada algumas vezes até chegar ao tamanho atual, e então toda segunda-feira oitava da pascoa é celebrada uma festa em homenagem a Maria e não a fruta, a fruta aparece na festa porque de fato é a época da sua safra. Antigamente a festa era realizada na frente da igreja, uma quermesse, e a fruta estava lá não pra ser homenageada e sim pra ser comercializada.

Portanto agora todos já sabem a festa não é em homenagem a pitomba e sim à Nossa Senhora dos Prazeres, a pitomba é só pra ser comprada.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Copergás ampliará rede em Jaboatão



Até o final do ano, a rede de abastecimento de gás natural atenderá integralmente os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. Hoje, a tubulação está restrita ao entorno do Shopping Guararapes. Com o contrato de 8,5 mil metros cúbicos por dia, assinado recentemente pela Reserva do Paiva, empreendimento residencial e turístico de luxo localizado entre Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho, o investimento necessário para levar o gás até esses bairros ficou viável. A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) aplicará R$ 3 milhões no gasoduto de Boa Viagem até o Cabo, passando por Piedade e Candeias. Em até 60 dias será publicado o edital. A obra deve ser concluída em quatro meses, para conquistar o consumo de mais cinco postos de combustíveis e 4 mil clientes residenciais. "Inicialmente, se pensou em atender à Reserva do Paiva, puxando o gás do Cabo de Santo Agostinho, onde já atendemos ao distrito industrial. Mas o investimento seria o mesmo que chegar ao Paiva, passando por Jaboatão. E ainda podemos agregar mais clientes com um gasoduto nessa área, o que não aconteceria se ele partisse do Cabo", explica o presidente da Copergás, Aldo Guedes. Dessa forma, o gasoduto cortará Piedade, Candeias, Barra de Jangada, entre outros bairros, até chegar à Praia do Paiva, através de uma gasoduto a ser construído por baixo da ponte prevista pela PPP do Paiva. "Enquanto o gasoduto estiver sendo construído, vamos puxar os ramais que atenderão as residências", detalha Aldo Guedes. A maior parte do gasoduto ficará na Bernardo Vieira de Melo, que cruza Piedade e Candeias. "Já temos uma equipe preparada para prospectar clientes nessa área e fechar contratos, mesmo antes de concluir a obra". Atualmente, a empresa abastece cerca de 60 postos e 1 mil consumidores residenciais no estado. Com a demanda do Paiva, que inicia o consumo a partir de abril de 2010, haveria um acréscimo de 30 mil metros cúbicos na distribuição diária de gás nessa região. Hoje, o total é 1 milhão/dia. A meta é alcançar 6 mil residências até o final do ano.Em março, a Copergás reduziu a margem de lucro em 20% para dar um desconto de 14,16% no preço do gás. Em maio, o gás natural para as residências terá uma nova queda de 1,65% na tarifa, que hoje oscila entre R$ 1,65 e R$ 1,85, dependendo do consumo dos condomínios. "Vamos buscar os edifícios que já possuem a tubulação de gás e que hoje utilizam o GLP, sem cobrar pela adaptação do combustível. Mas também é possível criar uma tubulação externa, com toda a segurança, para aqueles prédios mais antigos que foram construídos sem a tubulação de gás", garante Aldo Guedes.




Fonte: Diário de Pernambuco, edição on-line 14/04/2009


segunda-feira, 13 de abril de 2009

352ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres ( Festa da Pitomba )


Teve início ontem uma das mais antigas festas religiosas do país, a tradicional festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, que chega a sua 352ª edição. A comemoração segue até o dia 20, no Parque Nacional Histórico dos Guararapes. A festa em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres é dividida em duas partes:


  • A parte religiosa - que é realizada na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, a abertura é feita com a procissão da bandeira e seguida de noiteiros onde se é rezado o terço, a ladainha a Nossa Senhora e em seguida é realizada a missa.

  • A outra parte da festa, conhecida como profana - é realizada numa área a parte, no parque onde se tem na programação deste ano shows, oficinas culturais, atividades esportivas e uma feira de artesanato. Durante os dias de festa, as atividades começam às 8h e terminam à meia-noite. Haverá espaço para vários ritmos – do forró de Dominguinhos ao rock do Devotos, do samba da Escola Preto Velho ao brega de Reginaldo Rossi.

Ainda serão oferecidas oficinas de brinquedos feitos com material reciclado, desenho, artesanato, percussão, hip hop e circo, entre outras. As aulas são gratuitas e abertas ao público. O Monte dos Guararapes será sede, ainda, de atividades esportivas que envolverão estudantes de escolas municipais. As ações ocorrerão entre a segunda (13) e o sábado (19), no horário de 8h às 11h e de 13h30 às 16h. A festa contará também com o Balcão da Cidadania, uma iniciativa itinerante que leva um conjunto de serviços gratuitos para diversos bairros da cidade. Quem participar da festa, durante o dia, poderá tirar a primeira ou segunda via da certidão de nascimento, do RG e da carteira de trabalho, além de contar com atendimento jurídico e do Procon, aferição de pressão e corte de cabelo.


Programação – Festa da Pitomba 2009


Domingo (12): 19h – Josildo Sá; 20h45 – Silvério Pessoa; 22h15 – Dominguinhos.


Segunda-feira (13): 19h – Marauê; 20h45 – Matrix; 22h15 – Santrope.


Terça-feira (14): 19h – Leo Bond; 20h45 – Ponte do Forró; 22h15 – Cascabulho.


Quarta-feira (15): 19h – Swing Bagunça; 20h45 – Sem Razão; 22h15 – João do Morro.


Quinta-feira (16): 19h – Fernando Neto; 20h45 – Israel Filho; 22h15 – Jorge de Altinho.


Sexta-feira (17): 19h – Tanga de Sereia; 20h45 – Augusto César; 22h15 – Reginaldo Rossi.


Sábado (18): 19h – Conjunto PE de Choro; 20h45 – Gerlane Lopes; 22h15 – Preto Velho.


Domingo (19): 17h30 – Baticum Brasil; 19h00 – Zé Rocha; 20h45 – Orquestra da Bomba do Hemetério; 22h15 – Devotos.


Segunda (20): 19h – Rogério Rangel; 20h45 – Irah Caldeira; 22h15 – Alcimar Monteiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...