Pesquisa personalizada

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sesc Promove Festival na Onda da Dança


Fernanda Roberta, uma leitora amiga e atenta do Blog Jaboatão Vive! nos deu um belo puxão de orelhas: é que quase deixávamos escapar o 3º Festival Na Onda Da Dança, promovido pelo SESC. O festival que teve início no dia 22 e vai até o dia 31/1o/2009 traz apresentações com grupos e companhias de dança. Os espetáculos começam sempre às 19h e se distribuem em três palcos na cidade: Sesc Piedade, Barra de Jangada e Jaboatão Centro. Ainda dá tempo de conferir e as apresentações são inteiramente de GRAÇA ou seja, não existe nenhuma razão para não ir! Faça como Fernanda mande sua postagem, veja como clicando aqui .

Valeu Fernanda!

Segue a programação desses últimos dias:

Palco Sesc Piedade:

30/10 (sexta) Imagens não Explodidas – Cia. ETC (dança contemporânea);

Palco Jaboatão Centro:

30/10 (sexta) Pas de Deux da Vitória Régia – Carolemos Dançarte (neoclássico)Caboclo – Trápia (dança popular)Entrecorpos – Equipe de Dança (dança contemporânea)Tanzousal – Roberto Cristiano (dança de salão)Reencontros – Nap Cia. de Dança (dança contemporânea)Dança dos Tambores – Zamboclã (dança popular)
31/10 (sábado)
Trecho do espetáculo Sangue Africano – Bacnaré (dança afro)Família Salustiano e a Rabeca Encantada – Show Família Salu (dança popular).

Novo Parceiro!


Mais uma parceria conquistada pelo blog Jaboatão Vive!: é o Jornal Gazeta Nossa que atua na área da Zona Sul do Recife e em Jaboatão. O jornal circula em duas versões a impressa e a virtual, que pode ser acessada através do endereço www.gazetanossa.com.br , o link ficará disponível na nossa lista de parceiros.

Vale à pena conferir.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Escola São Luis, em Prazeres, Libera Alunos Mais Cedo Por Falta de Banheiros



Fonte: pe360graus.com, acesso em 28/10/2009

O programa NETV 1ªEdição mostrou hoje a situação dos alunos da Escola Estadual São Luis, em Prazeres, que todos os dias são liberados para ir em casa, porque o colégio não tem banheiro. O colégio funciona de manhã, de tarde e de noite, com 800 estudantes, em um prédio pequeno e cheio de problemas, alugado há nove anos.

Há 25 dias, as paredes que dividiam os banheiros dos depósitos desabaram e o telhado caiu, o impacto chegou a destruir a fossa da escola, e por conta disso os alunos só podem ir ao banheiro em casa. Os professores decidiram diminuir o tempo das aulas de 50 para 30 minutos, para liberar os alunos mais cedo. “Antes a gente começaria de 7h30 e iria até meio-dia, agora vai até 10h”, explicou a professora Edna Ribeiro. Pais e alunos estão preocupados com o rendimento escolar.

Mas os problemas na escola não são recentes, no inverno a escola fica alagada, como mostrou o mesmo programa, no dia 27 de abril deste ano. Na época, professores e alunos formaram um comissão para pedir a saída da escola do local. A Secretaria informou que eles precisavam encontrar um espaço provisório ou um terreno com, no mínimo, cinco mil metros quadrados para a construção de um novo prédio. A comissão encontrou os dois: o terreno com o tamanho exigido pela Secretaria de Educação e uma casa para recebê-los provisoriamente, perto de onde funciona o colégio atualmente. Contudo, o imóvel é pequeno para acomodar os alunos e professores e estudantes só aceitam fazer a mudança se for garantida a compra do terreno para a construção da nova escola.

Segundo o programa a Secretaria Estadual de Educação informou que vem concentrando esforços, desde 2007, juntamente com a Gerência Regional Metropolitana Sul e a comunidade escolar, para identificar um terreno e construir uma nova unidade para os estudantes da Escola São Luís. Três espaços foram identificados, mas não podem ser adquiridos pelo Estado porque não possuem documentação legal. Em paralelo, a Secretaria afirma que procura alugar um prédio em condições adequadas para instalar a escola e também informa que os estudantes estão utilizando os banheiros dos professores. As obras de reparo do piso, paredes e instalações hidro-sanitárias estão previstas para terminar em 15 dias.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quer Fugir dos Engarrafamentos em Prazeres?


Uma coisa é certa: " Obras sempre trazem transtornos!" isso é fato! Uma obra pequena na nossa casa já nos tira do sério, e o que falar, então, de uma obra com o gigantismo da duplicação da PE-008, a nossa tão importante Estrada da Batalha. Pois é não podia dar outra coisa, senão, engarrafamento, estresse, dor de cabeça, aperreio, consumo de combustível e outros aperreios mais.
Mas é pra ajudar que estamos aqui, e por isso, preparei alguns roteiros que mostram como fugir desse bem dito engarrafamento que tomou conta de Prazeres e vai demorar um bom tempo nos estressando.
Se eu fosse explicar citando rua por rua ia dar um nó na caberça de todo mundo, vocês iriam se perder e depois ainda botar a culpa em mim, então eu fui no google maps e tracei as ruas e disponibilizei os mapas em forma de links, mais abaixo, é só clicar e conferir.
E antes que alguém reclame, os desvios indicados são ideais , apenas para veículos de passeio e vãns. Veículos maiores como ônibus, caminhões e carretas terão dificuldade em trafegar por essas áreas.

sábado, 17 de outubro de 2009

Ações Para Reduzir a Violência em Prazeres


Foi lançado na manhã de ontem ( 16/10/09 ), na Praça Aluízio Magalhães, o Projeto Governo Presente que contará com 74 ações, que vão desde a retirada de documentos e capacitação de jovens para o mercado de trabalho até instalação de regime integral nas escolas públicas da região.
Desde que começou a funcionar há um ano no bairro de Santo Amaro, na Zona Norte do Recife, o Governo Presente conseguiu reduzir em 61% a criminalidade na área, considerada uma das mais violentas da capital. A partir da próxima semana, as atividades do programa chegarão aos bairros de Boa Viagem, Pina e Imbiribeira. Inicialmente serão beneficiadas em Prazeres as comunidades de Rio das Velhas, Cajá, Favela do Dreyer, Córrego do Balaio, Córregos da Batalha, do Cemitério, da Rosa, Perpétuo Socorro e Nova Divinéia, áreas apontadas por alto índice de crimes violentos letais intencionais no bairro. "Essa é uma experiência que reúne esforços das secretarias de Defesa Social, Educação, Sáude, Esportes, Juventude e Emprego, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A parceria com a Prefeitura de Jabaotão dos Guararapes também foi fundamental para a implantação de um maior número de ações para que possamos reverter a situação de violência", comentou o coordenador do Governo Presente e secretário estadual de Articulação Social, Waldemar Borges. Segundo o secretário, a prefeitura do município está apoiando mais de 40 ações das 74 que estão sendo implantadas.
As primeiras atividades em Prazeres tiveram início desde julho, mas a partir de agora ganharão um novo impulso. "Daremos uma atenção especial às crianças e adolescentes", ressaltou. Considerado o município com a segunda maior população do estado, Jaboatão dos Guararapes integra o grupo de 14 áreas da Região Metropolitana atingidas pelo Governo Presente, que faz parte das ações do Pacto Pela Vida.
O prefeito do município, Elias Gomes, esteve na solenidade de lançamento do programa. "Desde o início da gestão do Pacto Pela Vida pleiteamos a instalação do programa no munícipio". Somente esta semana, cinco adolescentes, moradores das áreas envolvidas no programa, procuraram o Conselho Tutelar de Prazeres por estarem sofrendo ameaças de morte. "A maioria dos casos é motivado por tráfico e consumo de drogas e brigas de galeras e envolve menores entre 13 e 17 anos. Esperamos que a instalação desse projeto consiga diminuir a violência nessas comunidades", falou o conselheiro tutelar, Eduarte Fabrício.
Ontem, durante a apresentação do programa, foram distribuídas cartilhas aos moradores das localidades. No material, constam informações sobre as ações que serão desenvolvidas. A população também pode aferir a pressão arterial e medir a taxa de glicose no sangue. Quem não tinha carteira de identidade teve a oportunidade de fazer o seu primeiro registro. A festa de lançamento contou ainda com apresentações culturais de grupos locais como a Banda Marcial Nossa Senhora de Fátima.
Fonte: Diário de Pernambuco, Edição de 17/10/2009, caderno Vida Urbana

Horário de Verão


A meia-noite de hoje terá início nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Distrito Federal o Horário de Verão. Nessas regiões os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em 1 hora, O horário de verão no Brasil foi instituído em 1932 no governo de Getúlio Vargas, e visa reduzir o consumo de energia e a sobrecarga nos horários de pico, pois de acordo com o Ministério de Minas e Energia, o consumo de energia aumenta no período de vigência da medida, por causa do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal, ainda segundo o ministério, o horário deve proporcionar uma redução de 4,4% no consumo de energia nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. Em todo o País, o governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo. O horário vai vigorar até o dia 21 de fevereiro de 2010.
Mas o que é que Jaboatão tem a ver com isso? É bem verdade que Pernambuco está fora do horário de verão, mas devido a isso muitos serviços, principalmente nos bancos e nas lotéricas, tem o seu horário alterados em virtude do horário de verão nas regiões citadas, nos aeroportos também haverão mudanças, bem como quase toda programação da televisão será alterada. Então, não se perca no tempo, aqui não vai ter horário de verão, mas muita coisa vai ser alterada.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Colabore com a Coleta de Lixo!


Ontem pela manhã (15/10/09) eu me deparei com uma cena que muito me agradou, estava eu seguindo pela Rua Canal quando, na esquina com a Rua Nova Divinéia, um carro de som anunciava que a coleta do lixo naquela comunidade estava sendo realizada diariamente e que a comunidade só precisava colocar o lixo pra fora 01 hora antes do horário do carro passar.
Conversando com algumas pessoas de localidades diferentes em Prazeres e Cajueiro Seco eu pude constatar que a coleta de lixo vem sendo realizada diariamente em várias ruas nesses locais, então pessoal se a prefeitura está fazendo a parte dela, não nos custa fazer a nossa e seguir a orientação da prefeitura, é fácil, primeiro você vai observar quais são os dias em que está acontecendo a coleta do lixo na sua rua, depois você observa o horário, então depois disso você só põe o lixo pra fora momentos antes do carro de coleta passar.
Feito isso você evita que animais soltos nas ruas rasguem e espalhem seu lixo o que dificulta a coleta e contribui para a proliferação de roedores e insetos, além disso dê preferência a manter o seu lixo acondicionado em recipientes fechados, isso evita a proliferação de insetos e roedores no seu quintal. Outra coisa, se a coleta do lixo não está acontecendo de forma regular na sua comunidade denuncie, seja aqui no blog ( veja como no link: http://jaboataovive.blogspot.com/2009/10/mande-sua-postagem_15.html ) , seja no site da prefeitura, seja nos veículos oficiais de imprensa, mas não se cale! coleta regular do lixo é um direito seu é seu dever exigi-lo!

Amanhã é Dia de Campanha de Vacinação Animal


Neste sábado, 17/10/2009, acontecerá a campanha estadual de vacinação animal, aqueles que tiverem animais domésticos como cães e gatos, a partir de dois meses podem se dirigir a qualquer um dos 310 postos fixos espalhados pelo município, das 8 às 17h.
De acordo com a Coordenadora de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalho, Rodriga Zovka, O Ministério da Saúde preconiza uma meta de 80% para a campanha de vacinação em todas as cidades do território nacional. “Para atingir este número, a Secretaria de Saúde espera atender cerca de 94 mil animais, sendo 79 mil cães e 15 mil gatos”, relatou, Rodriga Zovka. Ela lembra, ainda, que no caso de ser a primeira vacina do animal, após 30 dias o seu responsável deverá trazê-lo novamente para receber a segunda dose. Então amanhã não esqueça, procure o posto mais próximo da sua casa e vacine seu animal de estimação.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mande Sua Postagem!

Algumas pessoas tem me perguntado como enviar postagens para o blog, pois bem lá vai!
Se você já tem a postagem pronta, ou seja, sua ideia já na cabeça, mas não sabe como descrever, então você pode seguir este roteiro básico:
  1. Onde está acontecendo o fato do qual você quer reclamar, elogiar, ou sugerir como uma melhoria;
  2. O que está acontecendo? relate o fato em si, se possível mande 2,3 ou mais fotos para facilitar a visualização do fato;
  3. O que ele causa? descreva o impacto do fato, como ele está agindo na rotina da comunidade, das pessoas, etc;
  4. Se o fato for um problema, se possível relate uma forma de corrigir o problema, afinal, apresentar soluções é sempre bem-vindo.
Juntou tudo? então agora é só enviar para o e-mail do blog:  jaboataovive@gmail.com . Depois é só aguardar que seja feita a moderação, ou seja, uma pequena avaliação do conteúdo, para evitar erros, palavrões, ofensas diretas a pessoas, partidos políticos ou coisas do tipo. E pronto! sua postagem já estará disponível no blog! Lembrando que os fatos referentes à gestão municipal são postados com cópia para a secretária interessada, os gabinetes do prefeito e vice. Um exemplo de tudo isso é a postagem enviada pelo Cidadão Ouro( http://jaboataovive.blogspot.com/2009/09/ola-sr.html ), Ah! quase esqueço, não precisa se identificar, você pode enviar a postagem de forma anônima ou escolher um nick, apelido, como fez o cidadão ouro.
Já no caso de sugestões de posts você pode fazê-la através dos e-mails do blog e dos fóruns na página da comunidade do blog no orkut ( http://www.orkut.com.br/Community?rl=cpn&cmm=91207180 ), de preferência, abra um tópico novo com a sua sugestão. Só lembrando que como eu não sou réporter as sugestões de posts não tem garantia de se tornar um post, devido ao meu tempo corrido! Mas qualquer coisa é só falar!
Espero a sua contribuição!

Feliz Dia dos Professores!


Gostaria de aproveitar esse espaço para parabenizar a todos os professores, em especial os que residem e/ou trabalham em Jaboatão, parabenizar pela garra, pelo desprendimento, pela dedicação, enfim por tudo que são capazes de suportar e conceder em nome do futuro de seus alunos.
Afinal sua lida não é tão fácil quanto se imagina, pois além de todas as atribuições que são inerentes a atividade de professor, muitas vezes é necessário lidar, também, com a falta de estrutura das escolas, dos alunos de "comportamento difícil", com os alunos que representam cifras monetárias e salários incompatíveis com a sua função.
Seja você professor universitário, secundarista ou primário; da rede particular ou pública; a todos os professores um abraço sem tamanho do Blog Jaboatão Vive!
Parabéns!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fórum na Comunidade Jaboatão Vive!

Visite o Fórum da Comunidade Jaboatão Vive!, no orkut, e fale sobre o quê você gostaria de discutir na 1ª conferência da Juventude que será promovida em Jaboatão, visite e dê sua opnião: http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=91207180&tid=5392500262908933456

1ª Conferência Municipal da Juventude

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realiza a 1ª Conferência Municipal da Juventude, com o tema Direitos e Oportunidades, nos dias 20 e 21 deste mês, no Hotel Dorisol, em Piedade. O evento irá reunir os 281 delegados da juventude, eleitos nos fóruns regionalizados, promovidos pela Secretaria Especial da Juventude, em julho deste anos. O prefeito Elias Gomes fará a abertura da conferência, na terça (20), às 18h, juntamente com o secretário da Juventude de Jaboatão, Eduardo Porto Junior.
Segundo Eduardo, o objetivo da conferência é analisar e discutir as 250 propostas de construção de políticas públicas para juventude, levantadas nos fóruns realizados em diversas comunidades do município. “Essas propostas foram formatadas pela equipe técnica da secretaria e, levaremos seus respectivos princípios e diretrizes para serem debatidos neste encontro”, explicou o secretário. Dentre os temas mais reivindicados pelos jovens estão a oferta de uma capacitação profissional de qualidade, melhoria no ensino das escolas com a contratação de professores mais qualificados, criação de infraestrutura para prática esportiva, além da construção de outros centros da juventude na cidade.
O secretário acredita que com a implantação de novos centros, haverá condições de englobar e atender as demais solicitações da classe estudantil, já que nestes espaços existem quadras poliesportivas e salas para realização de aulas teóricas e práticas de formação profissional, por exemplo.”O próximo está para ser construído, em Jaboatão Centro, na antiga Escola Piaget, com apoio do Governo do Estado”, frisou Porto.

João Buracão na Comunidade Aritana.



Revoltados com as ruas esburacadas e a falta de ação da prefeitura para resolver o problema, os moradores da comunidade de Aritana, em Jaboatão dos Guararapes, resolveram criar um primo para o boneco João Buracão, que percorreu o Brasil denunciando os buracos que tomavam conta das estradas e ruas do país. O protesto bem humorado dos moradores de Jaboatão é para chamar a atenção de um buraco que não para de crescer na rua Luíz Eloy de Pontes.
De acordo com os moradores, há quatro meses as chuvas destruíram o pouco do calçamento que existia na rua. A tubulação da rede de água da chuva ficou exposta e ficou impossível passar de carro pelo local. O buraco fica em frente à entrada da garagem do aposentado José Francisco, que mora na comunidade de Aritana há 28 anos. Ele reclama que está sem poder entrar e sair de casa com o carro. “A gente fez diversas reclamações e abaixo assinados. Os engenheiros vem aqui e nunca consertam”, reclamou José Francisco.
O gerente de Manutenção e Obras Comunitárias de Jaboatão dos Guararapes, José Vitoriano, disse que já foi feita uma avaliação da rua Luíz Eloy de Pontes e que as obras na comunidade de Aritana devem começar ainda nesta quarta-feira (14). “Vamos fazer uma caixa e uma tampa de concreto e certamente entre esta quinta e sexta-feira estarão concluídas”, prometeu.O gerente de Manutenção disse que será necessário mais 30 dias, a partir da sexta-feira (16), para que o concreto cure e as obras sejam concluídas. O problema deve ser totalmente solucionado no próximo dia 16 de novembro. Será?...

Fonte: pe360graus.com
Link: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/saneamento/2009/10/14/NWS,500212,4,71,NOTICIAS,766-MORADORES-JABOATAO-CRIAM-BONECO-PROTESTAR-CONTRA-BURACOS.aspx

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Unidades do Sesc promovem comemoração ao Dia das Crianças


As unidades do Sesc Petrolina, Sesc Casa Amarela e Sesc Piedade oferecem no próximo dia 12 de outubro diversas atividades para a garotada em comemoração ao Dia das Crianças. O Sesc Petrolina realiza as atividades, em parceria com a TV Grande Rio, no Parque Josefa Coelho das 8h às 17h. No Sesc Casa Amarela, a partir das 10h, haverá distribuição de picolé, sorteios e diversas atividades recreativas. A entrada custa R$ 1 para comerciários e dependentes e R$ 4 para o público em geral. Já o Sesc Piedade realiza as atividades no parque aquático da unidade. As entradas custam R$ 1 para comerciários e dependentes e R$ 5 para o público em geral. Crianças até 12 anos não pagam.

Em piedade o Sesc fica na Av. Beira-mar s/n Praia de Venda Grande.

Fonte: Folha de Pernambuco, versão online.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Exposição Sobre Luiz Gonzaga


A história do mestre Lua é tema de exposição itinerante que será aberta hoje, às 19h, na Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes, em Piedade.
A mostra tem quatro momentos específicos: uma apresentação que trata das ações do Memorial Luiz Gonzaga; a origem e biografia daquele que transformou o forró em ritmo nacional, inclusive com a exposição de um oratório que reflete a religiosidade de Luiz; um setor dedicado ao artista - que uniu zabumba, triângulo e sanfona; e outro ao homem Luiz Gonzaga, um sertanejo de hábitos simples.
Além da exposição, o público infantil pode participar de uma oficina sobre o universo de Luiz Gonzaga no dia 13. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone 3427-8704. Já no dia 16, as crianças podem participar de outro projeto específico, a Sala de Cordel, que tem contação de histórias e música. "Queremos fugir ao sazonal, do ciclo junino, e trazer a importância de Gonzagão durante todo o ano", explica Anazuleide Ferreira, gestora da Estação.
A exposição pode ser conferida na Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes (Av. Beira Mar, 990, Piedade) e vai de hoje até 30 de outubro. As Visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita.
Fonte: Diário de Pernambuco, edição de 07/10/2009, caderno Viver.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Novo Parceiro!


Passa a fazer parte da nossa lista de parceiros o Blog Engenho Cultural ( engenhocultural.wordpress.com ), trata-se de uma assessoria de comunicação cultural que divulga as ações culturais do estado, priorizando Jaboatão, vale à pena conferir. O link para o blog já está disponível na nossa lista de parceiros, quanto ao pessoal do Blog sejam bem-vindos e fiquem à vontade!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...