Pesquisa personalizada

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Como Fazer Doações para os Desabrigados Pelas Chuvas

Quem reclama quando erram, tem que elogiar quando acertam!
Várias emissoras de TV estão divulgando pelo Brasil as imagens e notícias das chuvas que destruíram as algumas cidades da mata sul do Estado de Pernambuco e algumas cidades do Estado de Alagoas.
As emissoras estão, inclusive incentivando a doação da alimentos, remédios, roupas, colchões e etc. para que sejam levados para os que sofrem com os estragos causados pelas chuvas. Eu também gostaria de pedir aos Jaboatonenses que colaborem com as campanhas que foram montadas para ajudar os moradores das áreas atingidas pela força das chuvas.
Em uma entrevista a um programa jornalístico, o Major da PM Sérgio Rodrigues informou que podem ser doados, inclusive, água e comidas prontas, já que com a destruição das casas os moradores estão sem ter como cozinhar! Além disso pessoas ou empresas que tem caminhão podem ajudar realizando o transporte das doações até as cidades afetadas, médicos e enfermeiros também podem colaborar se alistando como voluntários nos hospitais de campanha que estão sendo montados.

Saiba onde doar: ( Fonte: PE 360 Graus )

Quartel do Derby

Um dos postos de arrecadação está funcionando em frente ao quartel da Polícia Militar, no bairro do Derby. "Alimentos não perecíves, de preferência enlatados, água mineral, botijões de gás, roupas classificadas por faixa etária e material de limpeza são as prioridades", disse o chefe do Centro de Comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Valdy Oliveira. As doações podem ser feitas das 9h ás 17h.

ACS - PE
A Associação Pernambuca dos Cabos e Soldados (ACS - PE) instalou um ponto de arrecadação de alimentos na sede da entidade. Podem ser doados água mineral e alimentos como feijão, arroz, macarrão, fubá, açúcar e enlatados diversos (leite, por exemplo).

A ACS - PE fica na Rua Amaro Bezerra nº 489 - Derby - Recife. Fones para contato: (81) 3423-0604 ou 3423-9907. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ACCAPE
A Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape) recebe roupas, colchões, cobertores, alimentos e produtos de higiene pessoal para as vítimas. As doações podem ser encaminhadas para a sua sede, na Rua Alberto Guilherme Sobrinho, nº 22, Edifício Antônio Lajes, 2º andar, salas 205 e 206, no Centro, em Caruaru. As doações podem ser entregues até o dia 2 de julho, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. Mais informações pelo telefone (81) 3721-0862.

ALEPE
A Assembleia está arrecadando doações em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania. São três pontos de coleta de roupas, cobertores, alimentos não-perecíveis, água potável e demais donativos: a Superintendência Administrativa da Assembleia, localizada no Anexo dois da Alepe, na rua da União; a sede do Instituto Pró-Cidadania, na rua Castro
Alves, número 343, no bairro da Encruzilhada; e na avenida Antônio de Góis, número 226, no bairro do Pina. As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, por prazo indeterminado. Informações: (81) 3183 2285 e 3183 2444.

AMAPE

Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE) iniciou uma campanha para arrecadação de donativos. Os associados e a população podem contribuir doando, de preferência, mantimentos para os desabrigados, além de produtos de higiene pessoal e roupas. As doações podem ser entregues, a partir do próximo dia 28 de junho, na sede administrativa da Amape, localizada no edifício Paula Baptista, na rua do Imperador, bairro de Santo Antônio - Recife. Informações: (81) 3224.3251.

ARRAIAL TOMAZINA
O Bar Burburinho, na rua Tomazina/Bairro do Recife, arrecada doações, durante os quatro dias dos festejos juninos. As doações serão encaminhadas aos postos oficiais de arrecadação.

BOMBEIROS
Em Recife, o Comando Geral da Polícia Militar, localizado no Derby, e o Quartel Central do corpo de Bombeiros, na avenida João de Barros, são os principais pontos de arrecadação da campanha do Corpo de Bombeiros. “Procure o quartel mais próximo da sua casa, pois todos estão recolhendo donativos”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel Carlos Casanova.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Todas as 83 agências da Caixa Econômica Federal em Pernambuco estão coletando donativos para as vítimas das chuvas e inundações do estado. Os donativos, que devem ser preferencialmente alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, água potável e material de limpeza e higiene, serão repassados para o Governo do Estado.

CBTU/METROREC
Donativos para os desabrigados também podem ser entregues nas estações de metrô Recife, Joana Bezerra, Afogados, Barro, Jaboatão, Camaragibe, Cajueiro Seco, Antônio Falcão, Prazeres e Cabo, na sede do Metrorec e no centro de manutenção de Cavaleiro. As doações podero ser feitas até o dia 10 de julho.

CEHAB
Na sede da Companhia de Habitação e Obras (Cehab), também é possível fazer doações. O atendimento acontece das 8h às 17h. A Cehab funciona na rua Odorico Mendes, 700, no bairro de Campo Grande, no Recife. O telefone é o (81) 3182.7500.

CELPE

As 45 agências de atendimento de Pernambuco estão funcionando como pontos de arrecadação de água mineral, alimentos não perecíveis, colchões e roupas, que serão encaminhadas aos municípios atingidos através da Codecipe. Os donativos podem ser encaminhados às agências das 8h às 16h30, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 16h, na sexta-feira e durante o final de semana. O edifício-sede da Companhia (Av. João de Barros, 111, Boa Vista) e o Centro de Operações do Bongi (Rua Isaac Makman, 421) também poderão receber doações.

CIDADE ALTA
Os colaborados da Cidade Alta Transportes criaram a campanha "Arraiá Solidário". Através dele, os ônibus da companhia foram decorados para receber os passageiros e incentivá-los a realizarem as doações, transformando-se em pontos de arrecadão itinerantes. Ao todo são 223 ônibus de 31 linhas que operam nas cidades de Paulista, Olinda e Recife.

CLUBE DA CHARQUE AMIGA
Entidades de Turismo de Pernambuco, através do Clube da Charque Amiga, arrecadarão donativos, no período de 25 de junho a 2 de julho, numa tenda montada no calçadão da praia de Boa Viagem, na altura do Segundo Jardim, ao lado da academia da cidade. O ponto estará aberto, diariamente, no horário das 7h às 19h, recebendo roupas, alimentos, água potável, colchões e roupas de cama. Especialmente no dia 25, o horário será das 14h às 19h.

CONSOLE
O grupo Console está arrecadando doações para os desabrigados da chuva. A primeira cidade é Cortês. Vale tudo: roupas, alimentos, cobertores. O local para entregar doações é o restaurante Papaya Verde, na rua Santo Elias, no Espinheiro, Recife.

CUT

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape) também lançaram campanha nesta segunda-feira (22). As doações podem ser feitas à sede da CUT-PE - Rua Dom Manoel Pereira, 183-Santo Amaro ou à Fetape - rua Gervásio Pires, 876, Boa Vista, no Recife.

DETRAN
Na sede do Departamento de Trânsito de Pernambuco, no Recife, e também nos postos avançados dos municípios e nas Ciretrans especiais, há pontos de arrecadação, além das lojas instaladas nos shoppings Tacaruna, Recife, Plaza, Guararapes e Recife. A sede fica na Estrada do Barbalho, 889, na Iputinga. Outras informações pelo tele-atendimento, no número (81) 3453.1514 (7h30 às 17h30).

ESPAÇO CIÊNCIA

O Espaço Ciência telefonou recebe, a partir desta quinta-feira (24), doações para as vítimas das enchentes. O serviço vai funcionar de segunda a domingo, das 8h às 17h.

FAFIRE
A pastoral da faculdade, que fica na avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, coordena os postos de coleta montados no hall da entidade, que ficará aberta todos os dias, exceto domingos e feriados, para recolher roupas e alimentos não-perecíveis.

FEDERAÇÃO CDL-PE

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE) está recolhendo alimentos não perecíveis, roupas, calçados, colchões, artigos de higiene pessoal, entre outros itens. As doações devem ser encaminhadas à sede da FCDL-PE, que fica na rua do Riachuelo, 105, 4º andar, sala 401, bairro da Boa Vista, no Recife.

FRUTARIA
A rede de hortifruti Frutaria está arrecadando doações para as vítimas das chuvas em Barreiros. As doações poderão ser entregues nas lojas de Boa Viagem (avenida Conselheiro Aguiar, n° 3621) e Casa Forte (avenida 17 de agosto, n° 125), das 7h às 20h.

FUNDAJ
Postos de coleta montados nos prédios de Apipucos, Casa Forte e Derby recebem doações de água mineral (devidamente acondicionada em pacotes), leite em pó ou em caixa, farinha láctea e alimentos não perecíveis, prontos para o consumo. Tanto servidores quanto o público externo podem doar. Os endereços são: Fundaj Apipucos - Rua Dois Irmãos, 92; Fundaj Casa Forte - Avenida Dezessete de Agosto, 2187; e Fundaj Derby - Rua Henrique Dias, 609.

GRANDE RECIFE CONSÓRCIO DE TRANSPORTE

Postos de arrecadação estão montados nos Terminais Integrados da Macaxeira, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, PE-15 e Pelópidas Silveira, este último no município de Paulista. Os postos funcionarão no período junino, de 23 a 27 de junho, das 7h às 13h. E a partir do dia 28, próxima segunda-feira, das 7h às 19h. Os usuários podem obter mais informações através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC) pelo 0800.081.01.58.

HOTEL JANGADEIRO
Para quem mora na Zona Sul, um ponto de coleta de donativos está funcionando na recepção do Hotel Jangadeiro, localizado na avenida Beira-mar, em Boa Viagem. Os itens mais importantes são roupas, lençóis, água e alimentos não perecíveis que dispensem cozimento, como leite em caixa e biscoitos. O hotel fica no número 3114 da avenida, ao lado do Edifício Acaiaca.

IASC
O Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc) também está arrecadando donativos. Só na capital pernambucana, 227 famílias estão em abrigos disponibilizados pela Prefeitura ou estão em casa de parentes. Para ajudar os atingidos pelas chuvas, os interessados podem entregar donativos na sede do Iasc, localizada na Rua Imperial, 202, no bairro de São José.

IFPE
O Instituto Federal de Pernambuco (antigo Cefet-PE) também está realizando campanha de arrecadação. Os donativos podem ser doados roupas, alimentos, cobertores e água. Os pontos de coleta estarão espalhados pelos campi do IFPE nas cidades de Recife, Ipojuca, Belo Jardim, Vitória, Pesqueira e Barreiros. Clique aqui e confira os endereços.

IMIP
Funcionários do Instituto Materno Infantil estão arrecadando donativos entre si. A partir de segunda-feira (28), o posto de arrecadação estará montado na Praça Professor Fernando Figueira, na Ilha do Leite, para receber itens também da população. As pessoas devem priorizar água mineral, alimentos e roupas.

IPA

Todas as unidades do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), gerências regionais, estações experimentais e escritórios municipais estão funcionando como pontos de recepção de donativos. Preferencialmente, devem ser doados água mineral, alimentos não perecíveis, colchões e roupas. Na sede do IPA (Bongi), os donativos deverão ser entregues na sala da Xerox (procurar Léo). As doações poderão ser realizas das 8h às 17h. Informações: (81) 3184.7210.

KENNEL CLUB
O público que participar neste sábado (26) e domingo (27) da exposição de cães no Kennel Club do Estado de Pernambuco poderá doar alimentos e roupas, das 8 às 18h. A entrada para exposição é gratuita. O Kennel Club funciona na BR-101 Norte, no quilômetro 15,5, em Paulista. Informações: (81) 3433.1638.

LBV
Em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), a Legião da Boa Vontade (LBV) colocou à disposição sua unidade de atendimento no Recife para receber doações. Os itens de maior necessidade são material de higiene pessoal e limpeza, água potável (galão de cinco litros), alimentos de pronto consumo, roupas e calçados. A Codecipe fará a entrega às vítimas de todo o material arrecadado. O espaço fica na rua dos Coelhos, 219, Boa Vista. Informações: (81) 3413-8600 ou acessando-se o site da LBV.

POSTOS PETROMEGA
A rede de postos Petromega estão recebendo donativos para assistir aos desabrigados de Palmares. Segue abaixo os endereços da Rede Petromega. S.O.S Palmares:
Av. Marechal Mascarenhas de Morais, 1022 - Imbiribeira - Recife – PE
Av. Cais do Apolo, 790 - Recife Antigo - Recife - PE
Rod BR 101 Sul - Rod BR 101 KM 71,9 - Jardim São Paulo - Recife-PE
Rua João Tude de Melo, 91 - Parnamirim - Recife - PE
Av. Frederico Lundgren - Em Frente Nº 820 - Rio Doce - Olinda - PE
Rua Joaquim Inácio, 425 - Ilha do Leite - Recife - PE
Estrada dos Remédios, 789 - Afogados - Recife - PE
Av. Cruz Cabugá, 991 - Santo Amaro - Recife - PE
Av. Professor João Medeiros, 233 - Boa Viagem - Recife - PE
Av. Beberibe, 2202 - Água Fria - Recife - PE
Av. Governador Carlos Lima Cavalcante, 2935 - Casa Caiada - Olinda - PE
Rua Waldemar Ferreira do Vale, 95 - Jardim Paulista - Paulista - PE
Rod BR - 101, Norte 00058 - Paratibe - Paulista - PE
Av. Dr. Belmínio Correia, 500 Centro - São Lourenço - PE
Rua: José Mariano,166 - Artur Lundgren I- Paulista /PE
Av. Caxangá, 2864 - Cordeiro - Recife - PE

NORTE SUL
A empresa de ônibus Norte Sul está recebendo donativos para os desabrigados das enchentes em Pernambuco dentro dos coletivos. Os ônibus fazem o trajeto Recife - Escada, Recife - Amaraji, Recife - Ribeirão e Escada - Gravatá.

SANTA CRUZ
O Departamento Social do Santa Cruz fará uma campanha para arrecadar alimentos no jogo entre Santa Cruz x CSA/AL, nesta quinta-feira (24), às 21h15. O torcedor que levar um quilo de alimento não perecível receberá um cupom para participar de um sorteio. O prêmio será uma camisa oficial do clube. Quem quiser, pode doar também roupas e agasalhos.

SENAC
As unidades do Senac-PE estão recolhendo alimentos não perecíveis, água potável, produtos de higiene pessoal, roupas e cobertores. Os donativos podem ser depositados nesta quarta (23), até as 17h, e nos dias 28 e 29, nas caixas de coleta em frente à lanchonete-escola do Senac no Recife, localizada na avenida Visconde de Suassuna, nº 500, em Santo Amaro. As unidades do Senac no interior também participam da campanha.Devido ao feriado de São João, não haverá recolhimento de doações na quinta (24) e sexta-feira (25). Todo o material arrecadado será encaminhado ao Corpo de Bombeiros. Confira pontos de doação:

- Senac Recife: avenida Visconde de Suassuna, n° 500, Santo Amaro, Recife | (81) 3413.6747 | 3413.6738
- Centro de Formação Profissional Senac Paulista: avenida Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho, n° 30, Jardim Paulista, Paulista | (81) 3438.5050
- Centro de Formação Profissional Senac Vitória: rua Áurea Pimentel, n° 210, Cuscuz, Vitória de Santo Antão | (81) 3523.1428
- Centro de Formação Profissional Senac Caruaru: rua Cleto Campelo, n° 79, Centro, Caruaru | (81) 3271.5599
- Centro de Formação Profissional Senac Garanhuns: rua Maria Ramos, n° 22, Heliópolis, Garanhuns | (87) 3761.0165

SESI
A partir desta quarta-feira (23), as 16 unidades do Sesi/PE viram ponto de recebimento de donativos . Os endereços e telefones das unidades estão disponíveis no site do Sesi/PE.

SHOPPING TACARUNA
O Shopingg Tacaruna está com posto para recolhimento de donativos às vítimas das chuvas, instalado no térreo, na entrada da avenida Cruz Cabugá. Alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, produtos de limpeza são alguns dos artigos que podem ser entregues. A distribuição dessas doações nas áreas atingidas será feita pela Secretaria Especial da Juventude e Emprego do Governo do Estado.

SHOPPING RECIFE

O Instituto Shopping Recife (ISR) está arrecadando doações, como água, alimentos não perecíveis, roupas e itens de higiene, que serão entregues pelo Sistema Fecomércio-PE diretamente às vítimas. Interessados em ajudar devem entregar os donativos no posto de arrecadação, na área C do estacionamento, próximo à Lojas Renner. A ação conta com o apoio de parceiros como Sistema Fecomércio-PE, Transportes Ramthun e Grupo Nordeste.

SINTEPE
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintepe) está arrecadando doações de alimentos prontos, água mineral, remédios, roupas e cobertores. Interessados podem doar na sede do Sintepe, que fica na Rua General Semeão, 39, em Santo Amaro. Informações pelo (81) 2127-8876.

SUPERMERCADOS ARCO-ÍRIS
Todas as lojas do supermercado Arco-Íris estão funcionando como ponto de arrecadação. A população pode doar alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, lençóis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos infantis. O supermercado possui unidades no Cabo de Santo Agostinho, Pontezinha, Prazeres, Cavaleiro, Camaragibe, Beberibe, Abreu e Lima, Igarassu, Várzea e Afogados.

SUPERMERCADO BOMPREÇO
O Bompreço instalou pontos de arrecadação de donativos para os desabrigados em três unidades Hiper Bompreço no Recife. As lojas Hiper de Boa Viagem, avenida Recife e Casa Forte estão recebendo alimentos não perecíveis e água que serão entregues às famílias. O Bompreço ainda, através do IASC, fez a doação de 11 toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza para os desabrigados. Informações através do 0800.7055050.

SUPERMERCADO PÃO DE AÇÚCAR
Lojas da rede localizadas em São Paulo e lojas da rede Extra e Pão de Açúcar das cidades de Maceió, Recife e Fortaleza recebem os donativos, num total de 86 postos de arrecadação. A campanha acontece por tempo indeterminado e todo material arrecadado será entregue ao Fundo Social de Pernambuco e Alagoas. O grupo Pão de Açúcar também vai doar 1.000 cestas básicas para as cidades afetadas.

UFRPE
A UFRPE está recolhendo doações de água potável, alimentos não perecíveis, vestimentas e roupas de cama. Os materiais podem ser entregues na recepção do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe) e em todas as salas dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), onde os estudantes também podem deixar o endereço de familiares que necessitam do auxílio. As doações serão enviadas aos municípios de Vitória de Santo Antão, Barreiros e Palmares. A primeira remessa será enviada, na manhã da próxima quarta-feira (23), para o município de Barreiros. Informações: (81) 3320. 6566.

PREFEITURAS

BARRA DE GUABIRABA

No município de Barra de Guabiraba, a água chegou a atingir o telhado das casas, especialmente na parte baixa da cidade. Quem quiser fazer doações pode telefonar para os números abaixo e a Prefeitura do Município manda buscar os donativos. Colchões, lençóis e alimentos são as maiores necessidades. Contatos: 8848.1144 / 9144.6052 / 9144.6053 / 3758.1145

BARREIROS
O Rio Una transbordou e, em alguns pontos da cidade, o nível da água chega a dois metros. Barreiros ainda está sem energia elétrica e a comunicação é difícil - não há confirmação ainda do número de vítimas da tragédia, ainda há muitas pessoas desaparecidas ou ilhadas em pontos mais altos. Dois helicópteros estão auxiliando no socorro das vítimas e ambulâncias do Samu levam as vítimas para atendimento em cidades vizinhas.

Um posto da Polícia Rodoviária Federal na entrada da cidade está recebendo as doações, que também podem ser feitas por meio de depósito na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência 0710-2
Conta corrente 6070-4

CABO DE SANTO AGOSTINHO
No Cabo de Santo Agostinho, os centros de referência em Assistência Social (Cras), de Ponte dos Carvalhos e do Cabo recebem roupas e brinquedos. Para quem não pode ir até lá, é possível fazer solicitação à Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher para que uma equipe faça o recolhimento. Mais informações pelo telefone 3521-6759/6718.

CARUARU
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) está recebendo donativos na sede do sindicato, que fica na Rua Leão Dourado, nº 51-A, no Bairro São Francisco. Alimentos não-perecíveis, água potável, roupas, cobertores e utensílios domésticos são os itens mais urgentes para as vítimas da chuva na Mata Sul e Agreste.

GRAVATÁ
O município está recebendo doações de alimentos não perecíveis, agasalhos, roupas e calçados para as vítimas desabrigadas. As contribuições podem ser deixadas em diversos pontos da cidade, como a Secretaria de Finanças, de Saúde, de Ação Social, e a Praça da Matriz. Equipes também circulam pelo município para receber as doações.

A secretaria de Ação Social fica na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, no centro. Mais informações pelo telefone (81) 3563 9057/9037.

IPOJUCA

As doações estão sendo recebidas na Secretaria de Ação Social do município, que fica na rua João Pessoa, s/n. Cerca de 1,5 mil pessoas foram vitimadas pelas chuvas na cidade. Outras informações podem ser obtidas com Luiz Geraldo, pelo telefone (81) 8830-5007.

PAULISTA
A Universidade Infantil do Janga, no Conjunto Beira Mar, está recebendo doações. Todo material arrecadado será levado para a Codecipe.

RECIFE
As doações para os desabrigados através da Prefeitura do Recife podem ser realizadas em diversos pontos. No Sítio Trindade, das 17h às 2h. No Pátio de São Pedro e na Praça do Arsenal, no horário das 20h às 2h. Nesses três locais, a arrecadação acontece nos postos da Secretaria de Assistência Social. Já no Geraldão, na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, o horário para arrecadação é das 8h às 17h.

Na sede da Guarda Municipal, na rua dos Palmares, 550, em Santo Amaro, o serviço irá funcionar 24h. Na sede da CTTU, na rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro, o horário de atendimento é das 8h às 18h. No Posto de Permanência da Guarda Municipal, no Terminal Marítimo, o horário é das 8h às 18h. Também haverá uma sensibilização na sede da Prefeitura do Recife, para que os servidores se engajem na campanha.

SÃO LOURENÇO
A Arena Brasil Futebol Clube, em São Lorenço da Mata, terá arena solidária na próxima sexta (25), durante o terceiro jogo da seleção brasileira na Copa da África. O espaço, localizado no Pátio de Eventos Jair Pereira, no centro do município, está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água mineral e roupas.

domingo, 20 de junho de 2010

Desastre na Mata Sul.

Primeiramente eu quero pedir desculpas aos leitores do Blog, pois agora não vou falar sobre Jaboatão. Eu sei que o Blog é voltado para atender às necessidades do povo Jaboatonense, mas eu gostaria de falar um pouco sobre o que está acontecendo na mata sul do estado.

Como todos souberam, na última semana houve um volume de chuvas muito alto no nosso estado, e nós jaboatonenses também sofremos os seus impactos, porém alguns irmãos nossos estão numa situação muito pior que a nossa, como é o caso de municípios como: Palmares, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Gravatá, Barra de Guabiraba, Barreiros, Cortês e outros municípios da mata sul do estado.

Em Palmares o Rio Una subiu cerca de 13,5m do seu nível normal, só pra se ter ideia do que quer dizer isso, suponhamos que num edifício de 5 andares, 4 andares estariam submersos e o 5º andar estaria com 1,5m de água dentro dele. A cidade está parecendo cenário de guerra, várias pessoas morreram, umas devido ao agravamento de suas doenças de base, outras do coração, outras de frio, pois esperaram por toda noite na chuva, no telhado de suas casas para serem resgatados. Não há luz, água encanada e telefone na cidade, o centro da cidade foi devastado pelas correntezas.

Eu, Mago, tenho parentes no município de Palmares e sem conseguir contato com eles via telefone fui buscar notícias na internet e achei o site Giro PE, que apesar de não conhecer o pessoal do site, ou de ainda não ter feito contato com eles, eu queria agradecer aqui no Jaboatão Vive! pelo trabalho de informar a todos, o que acontecia no município de Palmares e redondezas. Então quem tem parentes nessa região, ou foi de lá pode acessar o Giro PE que vai encontrar mais informações sobre o que está acontecendo naquela região.

E, mesmo não gostando de alimentar a briga entre a diferença de tratamento entre sulistas e nordestinos, a comparação é inevitável! Vimos há alguns meses atrás, que algumas emissoras chegaram a dedicar todo o seu horário matutino com a transmissão das imagens do que acontecia durante o período de chuvas no Rio de Janeiro e há alguns anos, o mesmo aconteceu quando Santa Catarina foi castigada pelas chuvas. Enquanto isso, vemos pequenos vídeos sobre o que está acontecendo aqui, de uma forma breve e muito superficial. É lamentável que isso ocorra, pois somos todos iguais, ou será que o sofrimento no Rio de Janeiro é mais comoventes? O sofrimento é diferenciado entre nordestinos e sulista?

No mais, deixo aqui os meus agradecimentos ao pessoal do Giro PE, e deixar os meus sentimentos ao povo palmarense e das demais regiões atingidas pela força das chuvas. E para os leitores do blog deixo os vídeos e imagens do que está acontecendo na mata sul. As imagens também podem ser vistas no Giro PE.

Fotos da tragédia em Palmares e região.

Fonte: Globo.com


Fonte: JC online interior.

Prometeu ... Mas Não Cumpriu!!!

Lembram do post falando sobre a situação da Rua Iati, em Cajueiro Seco? Lembram que a prefeitura respondeu dizendo que resolveria o problema no dia 25/05/10? Pois é, prometeram, mas não cumpriram a promessa!

Até esperei para que eles, mesmo atrasados, podessem realizar a limpeza dos esgotos melhorar as condições enfrentadas pelos moradores da Rua Iati. Mas infelizmente não possível trazer uma boa notícia para os leitores do Blog. E com as chuvas da última semana não poderia ser diferente, foi rua alagada e água retornando para dentro das residências.

Uma coisa é preciso ser relatada, a Rua Iati está passando por obras, do conjunto residencial Olho d'Água, e como tudo que passa por obras a rua também está uma bagunça, só que a rua é extensa e um trabalho de limpeza e recuperação dos esgotos poderia ter sido realizado, mesmo com a existência das obras.

Durante esse meio tempo, eu entrei em contato com o secretário Evandro Avelar e o vice-prefeito Edir Peres, por e-mail. O Sr. Edir me respodeu informando que huve atraso na execução do serviço, mas que ele seria executado ainda na semana do dia 31/05/10, dia em que o Sr. Edir me respondeu o e-mail. Prazo esse que também já expirou!!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ruas Alagadas em Cajueiro Seco.

As chuvas que caem desde ontem aqui em Jaboatão começam a mostrar antigos problemas da nossa cidade: os alagamentos. Os motivos são vários, mas podemos citar como principais os seguintes:
  • A falta de manutenção da rede de esgotos em todo o município;
  • A falta de consciência da população que joga lixo nos canais, nas ruas e em qualquer lugar;
  • A falta de infraestrutura na área de saneamento e esgoto.
Então o que vemos em dias chuvosos, como os que estamos vivendo é isso, ruas alagadas, águas invadindo casas e estabelecimentos comerciais, transito lento em avenidas alagadas e transtorno pra tudo quanto é lado.
Pois bem, uma leitora do Blog que mora na Rua Sítio Novo, em Cajueiro Seco, nos mandou fotos da situação que sua rua estava ontem (domingo) pela manhã.
A Rua Sítio Novo é uma rua localizada próximo a Praça do Cruzeiro, por trás da Panificadora 7 de Julho. O problema mostrado nas fotos é antigo, e atinge também a Rua 13 de maio, e uma transversal que liga as Ruas Sítio Novo e 13 de Maio.
A notícia veio através de um e-mail enviado para o nosso blog e para algumas pessoas da prefeitura, entre elas o prefeito Elias Gomes e o Secretário Evandro Avelar.
Vejamos a situação na apresentação abaixo:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Problemas na Regional 6

O nosso amigo Herbert Fernandes, do Blog Lagoa Olho d'Água, divulgou em seu Blog um material interessante sobre o atendimento na Regional 6 responsável pelas áreas de Piedade, Candeias, Barra de Jangada e Lagoa Olho d'Água.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...