Pesquisa personalizada

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Capacitação Para Fiscais de Obras em Jaboatão.


Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, acesso em 19/09/2011

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vem executando obras de pavimentação nas sete Regionais. Tendo isso em vista, a Secretaria Executiva de Pavimentação e Drenagem promoveu, na última sexta-feira (16/09/11), no auditório da Secretaria de Articulação Regional e Mobilização, mais uma capacitação para os fiscais de obras e chefes de núcleo. A iniciativa tem como principal finalidade melhorar a qualidade dos serviços.

A capacitação, de acordo com Elmo Freitas, secretário executivo de Pavimentação e Drenagem, “visa qualificar as equipes, para que obtenham mais conhecimentos”. Segundo ele, são discutidos diversos temas, para que os funcionários possam contribuir ainda mais com o andamento das obras, primando pela qualidade.

Segundo o fiscal de obras da Regional Prazeres, Juvenal da Silva,  os encontros já estão mostrando resultados. “Nosso desempenho tem melhorado, sobretudo, por ser uma área que requer conhecimentos técnicos”, afirma. Esta é, também, a opinião  do fiscal de obras da Regional Praias, Rodival Ramos de Oliveira.  “Estou aprendendo bastante, pois, é sempre bom estarmos recebendo novas informações”, destacou.

Em mais uma edição da capacitação, o consultor e engenheiro, Ivan Aroula, que ministrou a palestra, debateu sobre ética no trabalho, qualidade do material, acompanhamento diário de obras e tipos específicos de pavimentação.

É muito bom que capacitações como essa aconteçam com mais frequência, que o número de fiscais de obras no município aumente e que eles possam desempenhar seu trabalho com seriedade e responsabilidade para que erros com o dinheiro público sejam cada vez mais combatidos e punidos, pois só assim teremos enfim obras que sirvam, de fato, a população sem desvios, erros de construções ou irregularidades dos mais variados tipos.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os Reparos Na Sítio Novo Começaram.

O Blog Jaboatão Vive! vem acompanhando o problema da rua Sítio Novo, em cajueiro Seco desde 2010, vamos relembrar: Junho de 2010, nosso primeiro contato com os moradores, nessa época eles reclamavam dos constantes alagamentos no local; Julho de 2011, os moradores voltam a reclamar dos alagamentos na rua, mas dessa vez a rua alagou mesmo em dias em não estava chovendo; 01 de Setembro de 2011, os moradores inconformados com a situação da rua resolveram botar a boca no trombone e reclamar dos alagamentos.
Pois bem, hoje de volta ao local vi que máquinas e homens estão correndo para resolver os problemas da rua Sítio Novo, e a minha felicidade não parou por aí, depois de ouvir muitos "não" em tentativas de entrevistas para publicação de postagens, recebi hoje pela primeira vez um "SIM", isso mesmo caro leitor, consegui entrevistar uma pessoa da prefeitura que me falou sobre o problema que está acontecendo na rua Sítio Novo. Fui atendido por Manoel Chaves, gerente da Regional 5, que me contou os problemas encontrados e o que está sendo feito para correção.
Então vamos aos fatos, Manoel Chaves explicou que os problemas encontrados na rua Sítio Novo são basicamente obstrução da rede de drenagem da rua causada por assoreamento e lixo doméstico. A rede de esgoto estava bastante assoreada chegando a estar completamente bloqueada no trecho que passa por baixo das Ruas Nossa Senhora da Penha e 13 de Maio. Mas nas limpezas das galerias também foi encontrado muito lixo doméstico, como plásticos e até travesseiros.
Outro ponto mencionado por Manoel Chaves foi a dificuldade de realizar a limpeza das galerias devido as construções irregulares existentes no local, só no trecho que está sendo limpo 3 imóveis foram construídos sobre as galerias, reduzindo o espaço interno das galerias e dificultando serviços de limpeza. Nos serviços que estão sendo realizados hoje, foi necessário quebrar parte dos imóveis ou calçadas transformando uma simples limpeza de galerias numa "operação de guerra" utilizando escavadeiras, bombas submersas, caminhões de sucção e etc, citou Manoel. Ele ainda, mencionou a importância da parceria com a população no sentido de denunciar à prefeitura as construções irregulares, quando estas estão ainda no início, para que a prefeitura possa chegar a esses locais regularizar ou até interromper a construção, para que ela não venha a causar danos maiores a própria população, essa denúncia pode ser feita pelos telefones: 3476-2946 ou 9314-9266 (para a regional 5) ou direto na sede da Regional, localizada na Estrada da Batalha, 188, em Prazeres.
Manoel ainda citou que os serviços que estão sendo realizados hoje são serviços emergenciais, mas que para a rua ainda existem serviços programados como recapeamento da rua, reconstrução da rede de drenagem, e outros.
Mas uma coisa é preciso dizer, é fato que em muitos casos os problemas gerados pela população voltam-se contra ela mesma, como foi o caso dos problemas apontados por Manoel Chaves. Mas a prefeitura tem sua parcela de culpa por não fiscalizar construções cotidianamente, por não realizar manutenção constantemente em canais e galerias, e isso não é um problema só de Jaboatão.
Quero finalizar agradecendo aos moradores da rua Sítio Novo que me mandavam fotos e comentários sobre os problemas da rua, e também ao Senhor Manoel Chaves que me atendeu e mostrou a visão da prefeitura sobre os problemas mencionados. Fique abaixo com as fotos realizadas no local hoje à tarde.



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Moradores Da Rua Sítio Novo Protestam!

Desde Junho de 2010 que mostramos aqui no blog a situação da Rua Sítio Novo, uma rua situada em Cajueiro Seco, e que sofre com alagamentos constantes, mesmo em dias em que não está chovendo. Pois bem hoje mais um capitulo de uma novela que parece não ter fim se deu na rua, é que a rua está alagada, mas não por água de chuva (o que já seria ruim) e sim por água de esgoto.
Os moradores do trecho afetado estão praticamente sem poder sair de suas casas, o nível da água está tão alto que já está afetando outras ruas, e não poderia ser diferente os moradores botaram a boca no trombone, reclamaram, fecharam a rua 13 de maio (passa em frente da entrada da Sítio Novo), a polícia apareceu por lá para liberar a via, mas a tarde chegou um caminhão para fazer a sucção dos esgotos da rua.
Na época da primeira postagem estavam realizando um serviço na Rua 13 de Maio, e segundo os moradores  o problema da rua Sítio Novo seria resolvido assim que fossem concluídas as obras na 13 de Maio. Mas o que se viu é que a rua Sítio Novo ficou esquecida durante todo esse tempo, chegando agora ao ponto de estar sendo alagada por água de esgoto.
Com o protesto realizado hoje a prefeitura mobilizou alguns homens, trator e caminhão de sucção para a limpeza do local, com isso me fica a pergunta: Porquê não se fez isso antes? 


P.S.: Hoje, 02/09/11, passei pelo local às 15h e para minha triste surpresa a rua continuava alagada e não havia ninguém da prefeitura trabalhando no local.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...