Pesquisa personalizada

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres


Em alguns veículos de comunicação vi manchetes de notícias referentes à Festa da Pitomba (tudo bem, fica comercial, bem facinho de lembrar, bonitinho) inclusive até com uma justificativa dizendo que é pra comemorar a safra da fruta e coisas assim. Mas a história não é bem essa, a festa não é em homenagem a fruta pitomba, e sim a Maria Mãe de Jesus que nesse caso recebe o nome de Nossa Senhora dos Prazeres.

É o seguinte, na época das Batalhas dos Guararapes; na qual houve a primeira formação de exército com índios, negros, nativos( descendentes de portugueses ou não) e portugueses, e daí o título de berço da nacionalidade e do exército do Brasil; Os portugueses que aqui lutavam, como João Fernandes Vieira por exemplo, eram devotos de Nossa Senhora dos Prazeres, a mesma Maria mãe de Jesus (quem quiser conferir sua história pode fazê-lo através deste link: http://www.nossasenhoradosprazeres.com.br/pages/nossa_senhora.html ), e por acreditar que ela os ajudou durante a guerra, dada a superioridade do exército holandês, tanto de pessoal, quanto de armamentos ( há inclusive um quadro que fica na entrada da Igreja da Conceição dos Militares na Rua Nova no Recife que relata os números dessa superioridade holandesa) o mestre de campo General Francisco Barreto de Menezes mandou erguer nos Montes Guararapes, às suas custas como consta num quadro que fica localizado dentro na igreja nos Montes Guararapes e detalha o fato, uma capela em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, capela essa que foi aumentada algumas vezes até chegar ao tamanho atual, e então toda segunda-feira oitava da pascoa é celebrada uma festa em homenagem a Maria e não a fruta, a fruta aparece na festa porque de fato é a época da sua safra. Antigamente a festa era realizada na frente da igreja, uma quermesse, e a fruta estava lá não pra ser homenageada e sim pra ser comercializada.

Portanto agora todos já sabem a festa não é em homenagem a pitomba e sim à Nossa Senhora dos Prazeres, a pitomba é só pra ser comprada.

4 comentários:

  1. Parabêns,pelo esclarecimento pois é, muitas pessoas não entendia qual era o verdadeiro sentido da Festa de N.S.dos Prazeres, gostei do Blog valeu cara.

    ResponderExcluir
  2. michele@mpeditora.com.br19 de abril de 2010 às 11:22

    BOM DIA, GOSTARIA DE SABER SE ESSA IGREJA, É ROMANA OU BRASILEIRA?

    POR FAVOR FICO NO AGUARDE DE SUA CONFIRMAÇÃO

    ABS
    MICHELE
    TEL: (11) 31056191 OU 73809532

    ResponderExcluir
  3. A igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é da Igreja Católica Apostólica ROMANA, e desde a sua construção ela foi entregue aos cuidados dos Monges Beneditinos do Mosteiro de São Bento de Olinda.

    ResponderExcluir
  4. MUITO INTERESSANTE SABER QUAL É O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA QUAL DIZEM FESTA DA PITOMBA!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...