Pesquisa personalizada

domingo, 20 de junho de 2010

Desastre na Mata Sul.

Primeiramente eu quero pedir desculpas aos leitores do Blog, pois agora não vou falar sobre Jaboatão. Eu sei que o Blog é voltado para atender às necessidades do povo Jaboatonense, mas eu gostaria de falar um pouco sobre o que está acontecendo na mata sul do estado.

Como todos souberam, na última semana houve um volume de chuvas muito alto no nosso estado, e nós jaboatonenses também sofremos os seus impactos, porém alguns irmãos nossos estão numa situação muito pior que a nossa, como é o caso de municípios como: Palmares, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Gravatá, Barra de Guabiraba, Barreiros, Cortês e outros municípios da mata sul do estado.

Em Palmares o Rio Una subiu cerca de 13,5m do seu nível normal, só pra se ter ideia do que quer dizer isso, suponhamos que num edifício de 5 andares, 4 andares estariam submersos e o 5º andar estaria com 1,5m de água dentro dele. A cidade está parecendo cenário de guerra, várias pessoas morreram, umas devido ao agravamento de suas doenças de base, outras do coração, outras de frio, pois esperaram por toda noite na chuva, no telhado de suas casas para serem resgatados. Não há luz, água encanada e telefone na cidade, o centro da cidade foi devastado pelas correntezas.

Eu, Mago, tenho parentes no município de Palmares e sem conseguir contato com eles via telefone fui buscar notícias na internet e achei o site Giro PE, que apesar de não conhecer o pessoal do site, ou de ainda não ter feito contato com eles, eu queria agradecer aqui no Jaboatão Vive! pelo trabalho de informar a todos, o que acontecia no município de Palmares e redondezas. Então quem tem parentes nessa região, ou foi de lá pode acessar o Giro PE que vai encontrar mais informações sobre o que está acontecendo naquela região.

E, mesmo não gostando de alimentar a briga entre a diferença de tratamento entre sulistas e nordestinos, a comparação é inevitável! Vimos há alguns meses atrás, que algumas emissoras chegaram a dedicar todo o seu horário matutino com a transmissão das imagens do que acontecia durante o período de chuvas no Rio de Janeiro e há alguns anos, o mesmo aconteceu quando Santa Catarina foi castigada pelas chuvas. Enquanto isso, vemos pequenos vídeos sobre o que está acontecendo aqui, de uma forma breve e muito superficial. É lamentável que isso ocorra, pois somos todos iguais, ou será que o sofrimento no Rio de Janeiro é mais comoventes? O sofrimento é diferenciado entre nordestinos e sulista?

No mais, deixo aqui os meus agradecimentos ao pessoal do Giro PE, e deixar os meus sentimentos ao povo palmarense e das demais regiões atingidas pela força das chuvas. E para os leitores do blog deixo os vídeos e imagens do que está acontecendo na mata sul. As imagens também podem ser vistas no Giro PE.

Fotos da tragédia em Palmares e região.

Fonte: Globo.com


Fonte: JC online interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...