Pesquisa personalizada

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Programa orienta sobre o volume excessivo em ambientes comerciais

O plano de combate à poluição sonora no município, promovido pela Prefeitura junto ao Grupamento Municipal de apoio ao Meio Ambiente (Gama), chega a 80% das visitas nos estabelecimentos comerciais que utilizam música. A ação acontece durante a semana, quando os locais estão fechados e a partir da sexta até o domingo “realizamos a fiscalização onde houve a visita”, explica o inspetor Ubirajara Fonseca. “A orientação feita durante a semana facilita a aproximação e aumenta o tempo de orientação com os proprietários dos estabelecimentos. A vistoria ocorre com o apoio do 6º Batalhão de Polícia Militar nas sextas-feiras e sábados à noite e aos domingos no turno da tarde”, destaca o inspetor.

O programa visa orientar os donos de bares, restaurantes e casas de show a adequarem o volume da música de acordo com a lei estadual número 12.789/05, que trata da regulamentação do som. Durante as visitas, os agentes utilizam o decibelímetro (aparelho destinado a medir o nível do som, por decibéis) para detectarem possíveis infrações. A inspetora Jodileide Marques, do Gama, aponta que mesmo com a conclusão das visitas em cima do mapeamento dos estabelecimentos no município, essa medida terá um caráter contínuo dentro de outras ações, pois muitos desses pontos não estão registrados no mapa de Jaboatão. “Sempre que for detectado algo novo, estaremos agindo com as mesmas determinações do Programa de Educação Sonora”.

Com a realização desse Programa, iniciado no dia 30 de abril, as infrações e apreensões de sons, durante as vistorias diminuíram em torno de 30%. “O que não se vê muito é a exposição do cartaz que entregamos ao estabelecimento confirmando a nossa visita”, salienta o inspetor Ubirajara. No entanto, para ratificar a inspeção no local, o processo está sendo protocolado, com a assinatura do proprietário. A Prefeitura vai reforçar a solicitação para divulgação dos cartazes.


Fonte: Diário Oficial, edição eletrônica de 20/05/2009

Um comentário:

  1. Ola!! Sr secretario do meio ambiente.
    venho através deste e-mail fazer um apelo encarecidamente em nome dos moradores da rua calumbi no cruzamento com a rua Maria helena CEP 5433061 em cajueiro seco.
    nosso problema e seriíssimo por ser uma área residencial onde os moradores idosos estudantes e trabalhadores, estão sofrendo com o desrespeito dos proprietários de bares irregulares e já esta virando um ponto de todos os tipo de pessoas que incomoda com shows ao vivo, carros equipados com som potentes, não temos mais o direito de descansar de dormir o barulho ensurdecedor e piora quando chega a sexta-feira e a madrugada toda da sexta do sábado e domingo os moradores nem TV pode assistir mais se quiser descansar tem que sair de casa quem trabalha a semana toda não pode voltar pra casa se não, não consegue descansar para trabalhar na segunda-feira.
    pelo amor de Deus secretario temos idosos, doentes, recém nascidos, tabeladores e estudantes que necessitam de descanso, já ligamos para policia varias vezes mas não sabemos o que acontece quando eles vem e vão sem resolver nada e fica a mesma coisa.
    Como sei que o Sr e um homem serio, irei fortificar nosso apelo e enviar copias desse e-mail ao prefeito e imprensa por saber que muitos desses proprietário tem influencia política e policial assim fica melhor para pessoas com o senhor e o prefeito resolver os problemas do nosso município perfeitamente como estão fazendo.
    Obrigado pela atenção espero que possa ajudar nossa comunidade pois, já agüentamos o que dava para agüentar o desrespeito e total.
    Ass. cidadão ouro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...