Pesquisa personalizada

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Inaugurada a 1ª Cooperativa de Catadores de Jaboatão



A prefeitura de Jaboatão inaugurou nesta terça-feira (22/12/2009), a 1ª Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do município. A Cooperativa Dona Maria da Penha é uma das 30, que entrarão em funcionamento até o final de 2010, nas 6 Regionais. A ação, que ocorreu na Travessa Waldemar Basgal, em Piedade, nas proximidades do Shopping Guararapes, irá abrigar 30 catadores e atender cerca de 25 mil habitantes residentes no entorno, através da coleta porta a porta.
Antes do corte da fita simbólica e do descerramento da foto da homenageada, - a ex-catadora da Muribeca, Maria da Penha, falecida este ano -, o Prefeito Elias Gomes falou aos trabalhadores do galpão. “Não queremos uma cooperativa chapa branca. Somos parceiros nesse processo e estamos fazendo o que nos cabe. Criamos as condições para que vocês consigam transformar o lixo aqui recolhido em lucro”, ressaltou ele. Elias parabenizou os catadores, pediu que eles agissem com muita determinação e se unissem na realização dos trabalhos. A catadora Rosenilda da Conceição disse que a iniciativa do governo foi muito bem-vinda, “criei meus sete filhos, trabalhando debaixo de chuva e lama, com o apoio do prefeito, não iremos mais sofrer assim”, destacou ela.“Estou acreditando que organizados, agora, a gente possa ganha mais dinheiro”, afirmou a catadora Simone Maria Alves.
Segundo o secretário de Meio ambiente Márcio Mendes, a iniciativa representa um grande avanço no sistema de coleta seletiva da cidade. “Foi a mais adequada medida adotada pelo governo para a contratação da prestação de serviço de coleta seletiva no município. Realmente, um grande passo dado este ano,em Jaboatão”, finalizou Mendes. O gerente de Meio Ambiente, Rodolfo Aureliano frisou que todo o processo de organização da coleta seletiva na cidade se deu com a participação, empenho e engajamento dos catadores. “O objetivo das cooperativas é unificar 100% do serviço de coleta seletiva da área, onde se encontra instalada, e oferecer aos catadores condições mais humanas de trabalho”, explicou Aureliano.

Um comentário:

  1. Onde fica essa cooperativa?

    Julia Machado.

    E-mail: juliamachado@doeseulixo.org.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...