Pesquisa personalizada

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Recuperação da Orla de Jaboatão

Fonte: JC Online, acesso em 13/09/10

Como você viu aqui no Jaboatão Vive!, a prefeitura de Jaboatão havia contratado a empresa Coastal Planning para que ela realizasse um estudo indicando a melhor solução para a recuperação da orla marítima do município.
O resultado desse estudo foi divulgado no último dia 09/09 pelo prefeito Elias Gomes e pelo secretário do meio-ambiente, Márcio Mendes, segundo eles o estudo apontou a necessidade de de se alargar a faixa de areia antes do mar ao longo de 5,5 km. A largura ficaria entre 30 e 40 metros. "A receita é encontrar uma jazida em alto-mar compatível com o grão nativo (granulometria)", disse o oceanógrafo e técnico responsável pelo projeto Rodrigo Derletta.
A prática já foi adotada com sucesso em Miami Beach, nos EUA, Dubai, nos Emirados Árabes, e em Copacabana, no Rio de Janeiro. Caso a areia encontrada seja totalmente compatível com as praias de Jaboatão, serão necessários 650 mil metros cúbicos de areia. Se encontrarem um grão 30% mais grosso, o volume fica por volta de 550 mil e se for 30% mais fino, sobe para 800 mil.
"Já temos recursos para fazer a contratação da obra no valor de R$ 20 milhões", disse Elias Gomes. Ainda neste mês de setembro um edital será lançado para o projeto executivo e em fevereiro de 2011 será escolhida a empresa de engenharia para executar o projeto. O dinheiro foi obtido através de emendas no Orçamento Geral da União.
Segundo o secretário Márcio Mendes, "a previsão é de que até o final de 2011 as praias de Jaboatão estejam recuperadas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...