Pesquisa personalizada

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fazenda da Esperança Em Jaboatão

Fonte: Folha de Pernambuco, acesso em 18/03/2011

Jaboatão dos Guararapes será a sede do projeto Fazenda da Esperança, instituição de recuperação de jovens dependentes químicos ligada à igreja Católica. Os fundadores da Fazenda da Esperança, frei Hans Stapel e Nelson Rosendo, visitaram o terreno de 28 hectares, localizado no bairro da Muribeca, que será doado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes para  a instalação do centro. Os dois fundadores, que vieram de Guaratinguetá (SP), onde fica a sede da Fazenda, aprovaram a área.  
“O terreno se adequa perfeitamente ao que necessitamos para construir uma nova unidade aqui no Estado. É uma área isolada da cidade, mas não muito distante. Permite a construção de uma estrutura adequada para receber os jovens e para que eles possam trabalhar em atividades como agricultura e criação de animais”, comentou Nelson Rosendo.
Dependendo do número de casas que forem construídas no local, a Fazenda terá capacidade para receber de 50 a 100 dependentes, que deverão passar um período de 12 meses internados. “O número de casas dependerá do dinheiro arrecadado junto a empresas e poder público”, comentou Rosendo. Para fazer o tratamento, o dependente químico deve demonstrar interesse através de uma carta escrita de próprio punho.
Com a aprovação do terreno, a Prefeitura de Jaboatão deverá promover sua desapropriação e, em seguida, encaminhar um Projeto de Lei para a Câmara dos Vereadores. “Já negociamos com os proprietários, mas agora iremos oficializar essa negociação e promover a doação”, comentou o vice-prefeito de Jaboatão, Edir Peres.
O terreno onde deverá ser construída a Fazenda é uma antiga área de plantação de cana-de-açúcar que fica nas proximidades da Vila Muribeca dos Guararapes. A instalação do centro de recuperação é uma iniciativa do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. O religioso fundou a Fazenda da Esperança São Bento, em Sobral, no Ceará, quando era bispo daquela diocese.
Preocupado com a questão das drogas e violência em  Pernambuco, o arcebispo reúne-se com pessoas interessadas em contribuir com o projeto. Em Pernambuco, existem outras três unidades da Fazenda da Esperança. Duas na cidade de Garanhuns, sendo uma masculina e outra feminina, além de uma masculina, em São Joaquim do Monte.

2 comentários:

  1. Menino! quem é vivo sempre aparece né? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Essa é a vida da gente: muito trabalho, pouco tempo e quase inexistência de dinheiro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...