Pesquisa personalizada

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Prefeitura promove mutirão para cirurgias de catarata


A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promove, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), um mutirão de cirurgias de catarata. No período de 6 a 10 de julho, serão realizados 100 procedimentos corretivos nas pessoas que se encontram no topo da lista de espera.Um bloco cirúrgico móvel da FAV ficará estacionado no Hospital Memorial Jaboatão (em Jaboatão Centro) para efetivar a ação. O veículo é um ônibus adaptado que contém quatro salas para realização de pequenas cirurgias e conta com uma equipe de 12 profissionais para prestar atendimento cirúrgico, pré e pós-operatório. O Hospital Memorial Jaboatão garantirá apoio logístico para a ação, com a realização destes procedimentos, a lista de espera será reduzida para 120 pessoas.
De acordo com a gerente de regulação, controle, avaliação e auditoria da prefeitura, Maria do Carmo de Andrade Campos, o Governo Municipal já está negociando com outros prestadores para garantir um novo mutirão. “Nosso objetivo é zerar a lista de espera atual da cidade e ampliar a oferta de cirurgias eletivas para não gerar uma nova fila”, explica a gerente.
A catarata é uma doença causada pela opacidade do cristalino. Todos nós temos uma espécie de lente dentro do olho, chamada de cristalino. Quando essa lente fica opaca, causa uma diminuição da visão que não melhora com o uso de lentes corretivas. A doença é a maior causa de cegueira curável do mundo e, como sua incidência se dá em pessoas idosas, o crescimento da expectativa de vida da população aumenta também o número de casos.
A única forma de evitar a perda total de visão é a cirurgia. O último relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indica a necessidade de realização de 552 mil procedimentos por ano no país. Estima-se que um em cada quatro brasileiros portadores da doença ficam cegos por falta de informação sobre tratamento e medo da cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...