Pesquisa personalizada

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Compesa Suspende Fornecimento de Água Até Sábado

Fonte: globo.com, acesso em 18/02/2010; pe360graus.com, acesso em 18/02/2010.
Os bairros de Cajueiro Seco, Massangana, Jordão, Muribeca, Prazeres, a região industrial de Prazeres, além de Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho estarão sem água de hoje até sábado. Ao todo serão, aproximadamente, 250 mil pessoas em Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho que sofrerão o impacto da obra . A previsão é de que a parada vá até às 5h da manhã do próximo sábado (20/02/2010).
O motivo da paralisação é a necessidade de desviar 370 metros de tubos de 750 milímetros de duas adutoras do Sistema Gurjaú, para que sejam substituídos gradativamente por tubos mais novos, de 600 milímetros. No total, 8.450 metros serão substituídos aos poucos.
A intervenção foi programada inicialmente para o dia 8 de fevereiro, mas foi adiada devido a um acidente que danificou um trecho da adutora. A obra é um convênio de cooperação técnica entre a companhia pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pelo abastecimento de água, e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), encarregada das obras do Complexo Viário da Estrada da Batalha. A Compesa gastará R$ 7 milhões com a obra.
Um pouco de história: A primeira linha adutora do Sistema Gurjaú foi construída em 1918, e tem 32 quilômetros de extensão. Ela sai da Estação de Tratamento de Água -ETA Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho e termina na antiga Casa de Detenção (Casa da Cultura), no bairro de São José, em Recife.Já a segunda linha foi implantada em 1926, e também tem 32 quilômetros de extensão. Esta parte da ETA Gurjaú e termina na Ponte da Torre, em Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...