Pesquisa personalizada

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fim do Horário de Verão.

Fonte: Globo.com, acesso em 20/02/2010; Ambiente Brasil, acesso em 20/02/2010

Chega ao fim esta noite o horário de verão, adotado no sul e sudeste do país, em Jaboatão como não há horário de verão pouca coisa será alterada.
O horário de verão foi cogitado pela primeira vez em 1784, por Benjamin Franklin, um dos homens mais influentes da história política e científica dos Estados Unidos. Partindo da observação de que, durante parte do ano, nos meses de verão, o sol nascia antes que a maioria das pessoas se levantasse, ele concluiu que, se os relógios fossem adiantados, a luz do dia poderia ser melhor aproveitada. A maioria da população passaria a acordar, trabalhar e estudar em consonância com a luz do sol, e com isso não se consumiriam tantas velas nas fábricas e residências daquela época. No Brasil ele foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932.
A estimativa de economia de energia para esta edição é de 0,5%, o que corresponde a cerca de 490 GWh no Sudeste e Centro-oeste e 136 GWh no Sul. Já a previsão de redução da demanda para esta edição deve ficar em 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-oeste, ou seja, 1.780 MW. No Sul, a previsão deve ficar em 4,5% de redução na demanda, o que representa 490 MW. Porém o balanço com esses valores só serão divulgados a partir da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...