Pesquisa personalizada

domingo, 9 de maio de 2010

Jaboatão Entre os Dez Piores no Saneamento.

Fonte: Jornal do Commércio, caderno Cidades, edição de 08/05/2010

Uma matéria veiculada no Jornal do Commércio mostra o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil onde o município de Jaboatão dos Guararapes ocupa o 76º lugar em saneamento entre as 81 cidades com mais de 300 mil habitantes pesquisadas.
Apenas 8% da população de Jaboatão tem rede coletora de esgotos, segundo a pesquisa, índice que coloca Jaboatão na 6ª posição no ranking das 10 piores do país (entre as 81 cidades pesquisadas), pra se ter idéia do percentual são 55 mil habitantes com esgotos numa população de 687 mil moradores. A situação torna-se mais grave quando se observa que, apenas 13% do esgoto que é coletado recebe tratamento adequado.
Avaliando de uma forma geral o estudo revela que, a nível nacional, o serviço de coleta e tratamento de esgotos melhorou, mas ainda falta meis engajamento das prefeituras, foi mostrado ainda pela pesquisa que são despejados no meio ambiente todos os cerca de 5,9 Bilhões de litros de esgotos sem tratamento, meu amigo Herbert do blog Lagoa Olho d'Água que o diga!, contaminando solos, rios, mananciais, praias tudo isso impactando na saúde da população. Para fazer o estudo, o instituto usou dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente palo Ministério das Cidades, com informações sobre os serviços de água e esgoto fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras desses serviços nessas cidades.
A matéria do Jornal do Commércio ainda mostra a resposta da Compesa ao problema, segundo João Bosco de Almeida, presidente da compesa, "No passado não havia uma política nacional de saneamento. Hoje é diferente, pois os governos federal, estadual e municipais estão empenhados em avançar" informando, ainda, que o Estado vai investir R$3,5 milhões na elaboração de um projeto de saneamento para Jaboatão, previsto para ficar pronto em 2012.
Clique aqui e confira a pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil na íntegra. A página para qual você será redirecionado estará na extensão *pdf, caso você não tenha um visualizador de arquivos *pdf em seu computador CLIQUE AQUI para ir até um site de downloads para baixar o visualizador e instalar em seu computador, caso contrário você não conseguirá visualizar a página.
Só mais uma observação, na área "fontes" no começo da postagem, eu disponibilizei o link para a página inicial do jornal, já que só quem é assinante do jornal é que tem acesso a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...