O Blog Jaboatão Vive! vem acompanhando o problema da rua Sítio Novo, em cajueiro Seco desde 2010, vamos relembrar: Junho de 2010, nosso primeiro contato com os moradores, nessa época eles reclamavam dos constantes alagamentos no local; Julho de 2011, os moradores voltam a reclamar dos alagamentos na rua, mas dessa vez a rua alagou mesmo em dias em não estava chovendo; 01 de Setembro de 2011, os moradores inconformados com a situação da rua resolveram botar a boca no trombone e reclamar dos alagamentos.
Pois bem, hoje de volta ao local vi que máquinas e homens estão correndo para resolver os problemas da rua Sítio Novo, e a minha felicidade não parou por aí, depois de ouvir muitos "não" em tentativas de entrevistas para publicação de postagens, recebi hoje pela primeira vez um "SIM", isso mesmo caro leitor, consegui entrevistar uma pessoa da prefeitura que me falou sobre o problema que está acontecendo na rua Sítio Novo. Fui atendido por Manoel Chaves, gerente da Regional 5, que me contou os problemas encontrados e o que está sendo feito para correção.
Então vamos aos fatos, Manoel Chaves explicou que os problemas encontrados na rua Sítio Novo são basicamente obstrução da rede de drenagem da rua causada por assoreamento e lixo doméstico. A rede de esgoto estava bastante assoreada chegando a estar completamente bloqueada no trecho que passa por baixo das Ruas Nossa Senhora da Penha e 13 de Maio. Mas nas limpezas das galerias também foi encontrado muito lixo doméstico, como plásticos e até travesseiros.
Outro ponto mencionado por Manoel Chaves foi a dificuldade de realizar a limpeza das galerias devido as construções irregulares existentes no local, só no trecho que está sendo limpo 3 imóveis foram construídos sobre as galerias, reduzindo o espaço interno das galerias e dificultando serviços de limpeza. Nos serviços que estão sendo realizados hoje, foi necessário quebrar parte dos imóveis ou calçadas transformando uma simples limpeza de galerias numa "operação de guerra" utilizando escavadeiras, bombas submersas, caminhões de sucção e etc, citou Manoel. Ele ainda, mencionou a importância da parceria com a população no sentido de denunciar à prefeitura as construções irregulares, quando estas estão ainda no início, para que a prefeitura possa chegar a esses locais regularizar ou até interromper a construção, para que ela não venha a causar danos maiores a própria população, essa denúncia pode ser feita pelos telefones: 3476-2946 ou 9314-9266 (para a regional 5) ou direto na sede da Regional, localizada na Estrada da Batalha, 188, em Prazeres.
Manoel ainda citou que os serviços que estão sendo realizados hoje são serviços emergenciais, mas que para a rua ainda existem serviços programados como recapeamento da rua, reconstrução da rede de drenagem, e outros.
Mas uma coisa é preciso dizer, é fato que em muitos casos os problemas gerados pela população voltam-se contra ela mesma, como foi o caso dos problemas apontados por Manoel Chaves. Mas a prefeitura tem sua parcela de culpa por não fiscalizar construções cotidianamente, por não realizar manutenção constantemente em canais e galerias, e isso não é um problema só de Jaboatão.
Quero finalizar agradecendo aos moradores da rua Sítio Novo que me mandavam fotos e comentários sobre os problemas da rua, e também ao Senhor Manoel Chaves que me atendeu e mostrou a visão da prefeitura sobre os problemas mencionados. Fique abaixo com as fotos realizadas no local hoje à tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário