Fonte: NE10, acesso em 03/01/2012; Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, acesso em 03/04/2012
Ficou curioso? Pois é,começou a funcionar hoje em um sistema de monitoramento por GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) de todos os 72 caminhões que fazem a coleta de lixo no município.
Através do link no site da Prefeitura a pessoa sabe exatamente dia e turno que o caminhão passa em sua rua. Ela pode, inclusive, verificar a posição em que o veículo se encontra no momento da consulta, para programar melhor a colocação do seu lixo na calçada. O link permite ainda que a pessoa possa registrar reclamação, caso o serviço não seja executado de acordo com o programado. A reclamação cai direto na Central de Monitoramento, na Gerência de Limpeza Urbana. Os técnicos, então, passam a investigar a razão da não-execução do serviço e corrigir a falha ou até mesmo punir a empresa. As reclamações podem ser registradas também em relação a qualquer outro tipo de problema vinculado à limpeza urbana, como varrição e recolhimento de entulhos.
O investimento que estabelece o processo de controle social na operação da limpeza urbana é considerado baixo pelo secretário. Segundo ele, o custo é de menos de R$ 100 ao mês por cada caminhão. Atualmente este valor é bancado pelas empresas prestadoras do serviço de limpeza pública. O monitoramento é feito por técnicos da própria Secretaria de Serviços Urbanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário