Pesquisa personalizada

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prefeitura Lança Edital Para Revestimento de Canais em Prazeres

Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, acesso em 18/10/2010


Aos leitores do Blog as minhas desculpas, é que apagando um monte de spam que se acumulavam na minha caixa de postagens, acabei apagando, por acidente, uma postagem sobre o revestimento dos canais do Rio das Velhas e da Garapeira. Segue abaixo a postagem refeita, porém sem os comentários que já haviam sido feitos pelos leitores.

Uma boa notícia para quem mora nas regiões cortadas pelos canais do Rio das Velhas e da Garapeira, a Prefeitura de Jaboatão está lançando edital de licitação que prevê obras de revestimento desses canais. O investimento será de R$11 milhões e prevê também a pavimentação de ruas, drenagem, além da remoção de imóveis que invadiram a área de escoamento da água. Serão beneficiados diretamente cerca de 30 mil moradores da área que circunda o Parque Nacional dos Montes Guararapes.

O gerente da Secretaria de Serviços Urbanos, Habitação e Saneamento, Marcelo Bentes, afirma que o Município já está buscando mais R$20 milhões para realização de obras em outros canais, mas os recursos ainda não foram liberados pelo Governo Federal. Formada em sua maioria por moradias irregulares, a área do Parque Nacional dos Montes Guararapes é uma das mais carentes da cidade e o resgate ambiental na localidade é uma necessidade de saúde pública, além de importante para o turismo e a preservação dos valores históricos da brasilidade. Os canais de Garapeiras e Rio das Velhas circundam os Montes Guararapes.

Canal da Garapeira: Segundo a prefeitura, além do revestimento de 1.233 metros de canal, também está prevista a construção de 7.690 metros quadrados de pavimento e implantação de 4560 metros de drenagem. Se traçarmos o percurso do canal iniciando nos Montes Guararapes e finalizando na Rua do Riacho teremos um percurso aproximado de 1.100 metros, mas se estendermos este percurso até onde ele se encontra com o canal do Rio das velhas teremos um total de 1.580 metros.

Canal do Rio das Velhas: Nesse canal a situação me parece ainda mais preocupante, é que segundo a prefeitura serão revestidos apenas 608 metros de canal, só que traçando o percurso do canal iniciando no Sítio Potengi, Montes Guararapes, e indo até o ponto onde ele se encontra com a BR-101 teremos 1.340 metros de extensão do canal. A prefeitura promete, ainda, para este canal 1.094 metros de drenagem e 6.799 metros quadrados de pavimento. O projeto executivo elaborado pelo Governo Municipal prevê um total de 99 remoções. Os recursos para as obras são fruto do Tesouro Municipal e de emenda de bancada no Congresso Nacional.
Eu gostaria de pedir uma ajuda aos leitores do Blog, confirmem se o percurso dos canais traçado por mim está correto, caso encontrem erros me informem pelo e-mail: jaboataovive@gmail.com.


Mapa do provável percurso do Canal do Rio das Velhas

Visualizar Canal do Rio das Velhas em um mapa maior


Mapa do provável percurso do Canal da Garapeira


Visualizar Canal da Garapeira em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...