Pesquisa personalizada

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Segunda Fase do Pirapama Entra em Fase de Testes.

Fonte: Diário de Pernambuco, acesso em 26/10/2010.

Entrou em fase de testes na madrugada de hoje (26/10/10) a segunda etapa do Sistema Pirapama, que já começa a abastecer alguns bairros do Recife. Os técnicos da Compesa estão acompanhando o comportamento da nova adutora, realizando ajustes quando necessário. De acordo com o presidente da Compesa, em exercício,Roberto Tavares, se tudo correr bem, ainda hoje vários bairros do Recife deixarão de conviver com o racionamento de água.

Com a entrada da segunda etapa do sistema, serão beneficiados os bairros da Imbiribeira, Jardim São Paulo, Areias, Cordeiro, Dois Irmãos, Iputinga, Várzea, Boa Vista, São José, Santo Antônio, Coelhos, Graças, Espinheiro, Madalena, Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. Desde julho passado, cerca de 400 mil pessoas já estão sendo beneficiadas com a entrada da primeira etapa de Pirapama, que retirou do racionamento grande parte da zona sul do Grande Recife. Em Jaboatão dos Guararapes, foram contemplados com a primeira etapa os bairros de Massangana, Massaranduba, Cajueiro Seco, Porta Larga e parte de Prazeres.

Os testes para operação da segunda etapa do Sistema Pirapama, iniciados no final de semana, estão ocorrendo de forma satisfatória. O primeiro trecho da adutora, de 16 quilômetros de extensão, já está em carga sem apresentar problemas operacionais. Este trecho compreende a saída da água da Estação de Tratamento de Água de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, até o Rio Jaboatão. Os técnicos da companhia já iniciaram os testes do segundo trecho de 6 km de extensão, completando os 21 km da adutora que sai do Rio Jaboatão até os bairros do Recife, beneficiando 520 mil pessoas.

A terceira e última etapa de Pirapama será entregue até o final do ano, beneficiando um total de 3,5 milhões de pessoas com 5.130 litros de água por segundo, livrando o Grande Recife do racionamento que perdurou por mais de 20 anos.

Todo o Sistema Pirapama será composto por uma barragem, uma estação elevatória, duas adutoras de água bruta e tratada e três reservatórios, além de 44 mil metros de extensão de adutoras. O total das obras em execução alcança a cifra de R$ 550 milhões.

Nesta segunda etapa, os bairros do Recife terão um reforço do abastecimento de água em 1.500 litros de água por segundo, o que corresponde a 50% da produção total do sistema. Na primeira etapa, entregue em julho, foram beneficiadas 400 mil pessoas de bairros da Zona Sul do Grande Recife, com uma vazão de 1.000 litros/segundo. A terceira etapa completará a vazão do sistema, que é de 5.130 litros/água/segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...