Pesquisa personalizada

domingo, 17 de outubro de 2010

Recuperação da Orla de Jaboatão em Fase de Licitação


Fonte: Diário de Pernambuco, acesso em 17/10/2010

O prefeito Elias Gomes assinou na última sexta-feira (15/10/10) a licitação para realização do Projeto de Recuperação Costeira que prevê a engorda em 5,5 quilômetros da faixa de areia, com previsão de término para 2011. Nos trechos mais críticos, onde hoje praticamente não há mais espaço para os banhistas, a previsão otimista da empresa norte-americana Coastal Planning, responsável pelo projeto básico do município, é de estender a faixa de areia entre 30 a 40 metros. A estimativa foi apresentada com o resultado da primeira fase dos estudos feitos pela empresa norte-americana - a mesma que venceu a licitação do governo do estado para a elaboração dos projetos para as orlas dos municípios de Recife, Olinda e Paulista.
Como Jaboatão saiu na frente com o projeto básico, o município deverá ser o pioneiro nas obras, que terão duração de aproximadamente seis meses. As verbas são do governo federal. Uma parte do dinheiro está destinado à contratação do projeto executivo. Esse último será responsável pelo levantamento da quantidade de jazidas de areia que serão utilizadas para reconstruir as praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada. "Com base nesses estudos serão detectadas as jazidas de areia e será realizada a sondagem para verificação do volume disponível", explicou o secretário de Meio Ambiente de Jaboatão, Márcio Mendes.
Segundo o oceanógrafo Rodrigo Barletta, da Coastal Planning, serão analisadas possibilidades de buscar areia no mar e na foz do Rio Jaboatão. A volumetria poderá ser alterada de acordo com o tipo de grão de areia. Se forem encontrados grãos até 30% mais grossos, o volume será reduzido, podendo chegar a 550 mil metros cúbicos. Já se for mais fino, esse número poderá subir para até 800 mil metros cúbicos. "É muito importante ter a noção da jazida de areia. Isso só vai poder ser feito na segunda fase do estudo", afirmou. Segundo Barletta, a empresa já tem experiência nesse tipo de intervenção em pelo menos 30 praias, entre elas a de Miami, nos EUA, e de Dubai, nos Emirados Árabes.
Os recursos já foram garantidos com emenda parlamentar da bancada pernambucana no Senado. Por esse motivo a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes não terá que esperar pelo resultado dos projetos dos outros municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...