Pesquisa personalizada

terça-feira, 3 de maio de 2011

E No Caminho da Procissão Tinham Vários Buracos

Em outros anos a procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, após sair da prefeitura, seguia pela Av. Aarão Lins de Andrade, Av. Barreto de Menezes, atravessava toda a comunidade de Guararapes e depois subia o monte entrando pela comunidade do Cajá e chegando pela frente do Santuário, mas esse ano o trajeto foi alterado fazendo com que a procissão seguisse pela Estrada da Batalha, entrando ao lado do viaduto, e subindo o monte pelo Córrego da Batalha chegando por trás do Santuário.
A mudança foi necessária porque a Av. Barreto de Menezes, no trecho que atravessa Guararapes, está praticamente intransitável, e quando chove o que já é ruim fica ainda pior. Ao longo da via existem vários buracos, calçadas quebradas, rede de esgotos danificada e assoreada, canais assoreados, bueiros sem tampas, e quando chove vários pontos de alagamento se formam dificultando a passagem dos carros (veículos de passeio chegam a passar com a água no meio da porta) e dos pedestres uma vez que todos esses problemas ficam encobertos pela água.
Passei pelo trecho de Guararapes pouco tempo antes da procissão e vi vários garis trabalhando fazendo reparos na via, de forma improvisada, emergencial e sem critério algum (inclusive jogando o material de reparo do asfalto dentro de poças d'água), também acompanhei toda a procissão, levei chuva e passei com água no meio da perna na entrada dos Montes Guararapes, pela Estrada da Batalha. Ao descer segui pela Rua Expedito Lopes, e tive que voltar, pois por ela não dava pra chegar a Av. Barreto de Menezes devido ao volume de água acumulada na via.
É fato que vem chovendo acima da média, mas os problemas citados não vem de hoje se acumulam e se repetem ao longo de vários anos, a ponto de Jaboatão ter sido avaliado como a 6ª pior cidade em saneamento básico (foram avaliadas 81 cidades com mais de 300 mil habitantes), pelo Instituto Trata Brasil.
Parte da solução para esses problemas viriam com o revestimento dos canais do Rio da Velhas e da Garapeira, projetos cujo início da fase de licitação foi anunciado desde outubro de 2010, mas que ainda não saíram do papel.  Enquanto isso a comunidade de Guararapes sofre com as constantes inundações que estão ocorrendo no local, com os buracos nas ruas e avenidas, com ruas sem pavimentação, uma situação que dá todo sentido ao clamor da comunidade Novo Guararapes, que está a Procura de um Prefeito!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...