Ha alguns dias me deparei com uma cena que me fez refletir sobre a finalidade dos órgãos de fiscalização e ordenamento de trânsito, estava eu trafegando pela Avenida Bernardo Vieira de Melo, quando, próximo ao Mc Donalds o sinal amarelou e eu achei melhor parar, pois não daria tempo de passar, mas outros dois veículos passaram e aconteceu que, como o sinal já estava vermelho quando eles passaram, o guarda de trânsito registrou a infração.
Até aí tudo bem, afinal avançar sinal vermelho é infração, certo! mas um, pequeno detalhe me chamou a atenção: NÃO HAVIA NINGUÉM PARA ATRAVESSAR A VIA NAQUELE MOMENTO!! e me perguntei pra quê parar o trânsito se não há ninguém para atravessar? pra quê serve o guarda de trânsito, apenas para punir ou, também para fazer o trânsito fluir melhor? É claro que infrações às leis devem ser punidas, mas punir, creio que, não deveria ser o único foco dos agentes fiscalizadores, afinal, quando é aplicada a punição a infração já foi cometida, não seria melhor então trabalhar em cima de uma visão preventiva, agindo antes da infração acontecer? Ou, como no caso, agir de forma a dar mais agilidade ao trânsito, permitindo que o mesmo continuasse a fluir, uma vez que não haviam pedrestes precisando atravessar a via, ao invés de ficar escondido atrás do poste, esperando que o sinal feche e alguém o ultrpasse, para então registrar a infração.
Em algumas regiões dos Estados Unidos e da Europa essa conduta já é adotada, os semáforos existem, mas caso o sinal fique vermelho e aja condições SEGURAS para passar, o veículo pode passar, vale ainda menssurar que a taxa de acidentes nesses países é menor que no Brasil.
Em outras vias em Jaboatão também visualizei que os guardas se posicionam em pontos estratégicos, mas não para ordenar ou agilizar o trânsito, e sim para punir motoristas infratores. Uma situação que pode ser usada para exemplificar essa situação é o caso da Rua UM, alguns motoristas que vem pela Av. Aarão Lins e fazem o retorno em frente loja Tropical tentam entrar logo na rua Um para ir pra Cajueiro Seco, ao invés de seguir até a Rua Quipapá, o guarda comumente está posicionado na calçada lateral da Tropical ou na área da feira por trás da Tropical, e quando o erro acontece ele simplesmente registra a infração, muitas vezes sem orientar o condutor da infração. Como já falei acima acredito que infrações devem ser punidas, mas o foco da fiscalização não deveria ser a punição e sim a orientação e a fluidez do trânsito.
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