Pesquisa personalizada

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Um Novo Estímulo para Economia de Jaboatão



No último Dia 20/08, o Governo do Estado, a Prefeitura de Jaboatão e representantes da Moura Dubeux Engenharia assinaram, no Palácio do Campo das Princesas, protocolo que será levado ao Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportações para criar na cidade pernambucana uma área livre de impostos. A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Jaboatão terá 198 hectares e ficará no quilômetro 90 da BR-101 Sul.
O prefeito do Município Elias Gomes, afirmou ter certeza de que a ZPE será um empreendimento capaz de servir como âncora para desenvolver Jaboatão e garantiu que o Governo Municipal fará todos os esforços para fazer efetivamente parte do Projeto Suape Global, que engloba além de Jaboatão, cidades também próximas como Moreno e o Cabo de Santo Agostinho. Elias Gomes considerou natural o projeto, idealizado pela Prefeitura de Jaboatão, ganhar agora a adesão do Governo do Estado. “O fato de sermos (ele e o governador Eduardo Campos) de diferentes campos políticos e estarmos juntos na defesa da ZPE de Jaboatão mostra que queremos fazer a melhor política, a política do desenvolvimento de Pernambuco”, resumiu. Assim como o prefeito, o governador Eduardo Campos também acalentava o sonho de criar uma ZPE há muito tempo. Ele afirmou que “há 21 anos fazia parte de um Governo que tentou trazer uma ZPE para Pernambuco”. O sonho está virando realidade após uma nova Lei Federal, que atualizou a legislação do País.
Para Eduardo Campos, a ZPE de Jaboatão será um diferencial para o Estado na hora de competir por novos investimentos. De acordo com Helson Braga, presidente Associação Brasileira de ZPE (AbraZPE) o empreendimento será importante para todo o Nordeste. A expectativa é que o projeto seja aprovado ainda em 2009 e que as obras comecem em janeiro de 2010.
Hoje, dia 02/09, segundo notícia divulgada no site da Prefeitura, depois do encaminhamento dado pela Prefeitura de Jaboatão e Governo do Estado ao projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) SUAPE-Jaboatão, dobrou o número de empresários procurando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para lá se instalarem. No entanto, afirma o gerente de Fomentos, Gustavo Veiga, que a negociação com as empresas interessadas em fazer parte do projeto, só terá início, caso ela esteja disposta a exportar 80% da sua produção local. Os que ingressarem na ZPE irão contar com incentivos fiscais, como isenção do IPI, PIS, Cofins e ICMS.
Fontes: Diário Oficial de Jaboatão. Ed. de 22/08/2009;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...