Pesquisa personalizada

sábado, 17 de outubro de 2009

Ações Para Reduzir a Violência em Prazeres


Foi lançado na manhã de ontem ( 16/10/09 ), na Praça Aluízio Magalhães, o Projeto Governo Presente que contará com 74 ações, que vão desde a retirada de documentos e capacitação de jovens para o mercado de trabalho até instalação de regime integral nas escolas públicas da região.
Desde que começou a funcionar há um ano no bairro de Santo Amaro, na Zona Norte do Recife, o Governo Presente conseguiu reduzir em 61% a criminalidade na área, considerada uma das mais violentas da capital. A partir da próxima semana, as atividades do programa chegarão aos bairros de Boa Viagem, Pina e Imbiribeira. Inicialmente serão beneficiadas em Prazeres as comunidades de Rio das Velhas, Cajá, Favela do Dreyer, Córrego do Balaio, Córregos da Batalha, do Cemitério, da Rosa, Perpétuo Socorro e Nova Divinéia, áreas apontadas por alto índice de crimes violentos letais intencionais no bairro. "Essa é uma experiência que reúne esforços das secretarias de Defesa Social, Educação, Sáude, Esportes, Juventude e Emprego, Mulher, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A parceria com a Prefeitura de Jabaotão dos Guararapes também foi fundamental para a implantação de um maior número de ações para que possamos reverter a situação de violência", comentou o coordenador do Governo Presente e secretário estadual de Articulação Social, Waldemar Borges. Segundo o secretário, a prefeitura do município está apoiando mais de 40 ações das 74 que estão sendo implantadas.
As primeiras atividades em Prazeres tiveram início desde julho, mas a partir de agora ganharão um novo impulso. "Daremos uma atenção especial às crianças e adolescentes", ressaltou. Considerado o município com a segunda maior população do estado, Jaboatão dos Guararapes integra o grupo de 14 áreas da Região Metropolitana atingidas pelo Governo Presente, que faz parte das ações do Pacto Pela Vida.
O prefeito do município, Elias Gomes, esteve na solenidade de lançamento do programa. "Desde o início da gestão do Pacto Pela Vida pleiteamos a instalação do programa no munícipio". Somente esta semana, cinco adolescentes, moradores das áreas envolvidas no programa, procuraram o Conselho Tutelar de Prazeres por estarem sofrendo ameaças de morte. "A maioria dos casos é motivado por tráfico e consumo de drogas e brigas de galeras e envolve menores entre 13 e 17 anos. Esperamos que a instalação desse projeto consiga diminuir a violência nessas comunidades", falou o conselheiro tutelar, Eduarte Fabrício.
Ontem, durante a apresentação do programa, foram distribuídas cartilhas aos moradores das localidades. No material, constam informações sobre as ações que serão desenvolvidas. A população também pode aferir a pressão arterial e medir a taxa de glicose no sangue. Quem não tinha carteira de identidade teve a oportunidade de fazer o seu primeiro registro. A festa de lançamento contou ainda com apresentações culturais de grupos locais como a Banda Marcial Nossa Senhora de Fátima.
Fonte: Diário de Pernambuco, Edição de 17/10/2009, caderno Vida Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...