Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, acesso em 02/11/2010.
Os mercados públicos do município contarão a partir de agora com um reforço na limpeza, é que a Secretaria de Serviços Urbanos, Habitação e Saneamento contratou através de licitação uma empresa para realizar este serviço. Serão beneficiados com o contrato os mercados: das Mangueiras, Prazeres, Jordão, Curado II, Cavaleiro, Curado IV, Mangueira, Jaboatão Centro. A ação tem agradado clientes e comerciantes, que estão satisfeitos com o padrão sanitário que está sendo garantido pelo Governo Municipal. Em Jaboatão Centro, 26 profissionais garantem a limpeza da feira, do mercado e das redondezas.
A comerciante Lucia Severina diz que o que mais lhe agradou foi a melhoria nos banheiros do Mercado de Jaboatão Centro. Ela, que trabalha com venda de frutas e verduras na feira, acredita que um ambiente limpo além de conforto para os trabalhadores vai também trazer mais clientes para o comércio: “antigamente era muito sujo ali, a pessoa ia uma vez e não voltava”. “No passado, a limpeza dos mercados era feita por poucos funcionários da estrutura da Prefeitura. Mas além de serem poucos alguns deles já estavam se aposentando e outros doentes”, explica o secretário Evandro Avelar. Hoje a Adlin, empresa que concorreu com outras 24 e venceu a licitação, dispõe de 120 funcionários e 12 encarregados. Com isso, mais do que dobrou o número de trabalhadores no serviço. O investimento mensal do Governo Municipal é de R$200 mil. Encarregada pela supervisão da limpeza no Mercado das Mangueiras, Elisângela Teixeira de Amorim, explica que a empresa também disponibiliza “uma série de equipamentos: bombas de pressão, enceradeiras, caminhões pipa, material de limpeza, além de garantir luvas e tudo que é necessário para a saúde dos trabalhadores”, explica.
Em 2009, de forma emergencial foram destacados garis, durante um certo tempo, para diminuir o problema que era antigo de limpeza nos mercados jaboatanenses. Com a contratação da empresa foi possível fazer a melhoria na limpeza dos banheiros e algumas outras melhorias no serviço. Comerciante no Mercado de Prazeres, Josineide Cleonice, diz que “as meninas realmente zelam bastante. Agora, ainda tem alguns clientes que sujam demais”. Funcionária da Adlin, Sandra Maria, dá o recado. “Como a limpeza melhorou, 90% das pessoas começaram a respeitar o nosso trabalho, mas ainda existe uma minoria de mal educados que joga o que não deve no chão e nos dá bastante trabalho”. Explica, lembrando que nos primeiros dias de trabalho era comum ver a depredação dos equipamentos e baderneiros sujando as paredes dos banheiros. Para ela, “limpeza é também uma questão de educação”.
Bem, estive ontem (01/11/2010) por volta das 18h no Mercado das Mangueiras, não cheguei a entrar nos banheiros, mas olhando a área interna e parte da área externa percebi que o local estava mais limpo que o de costume, porém como relata a funcionária da Adlin ainda existe muitas pessoas que jogam o lixo no chão "para manter o trabalho do pessoal da limpeza" esse tipo de pensamento não ajuda em nada. Ajude a manter o local limpo evitando jogar lixo no chão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário