Pesquisa personalizada

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Anunciada a retomada da Recuperação do Parque Histórico dos Guararapes


Nesta semana, uma reunião entre a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Pernambuco teve como tema a elaboração de um projeto de recuperação do Parque Nacional Histórico dos Guararapes. A reunião aconteceu na última quarta-feira, no gabinete do prefeito Elias Gomes e contou também com a participação de outras autoridades municipais e da assessoria técnica do órgão.

O projeto fará parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. “O Governo Federal lançou o plano de ação para cidades históricas e, em Pernambuco, foram propostas oito cidades. Em Jaboatão, o Parque será uma das áreas que receberá o incentivo. Vamos retomar alguns antigos projetos relacionados à área. Por enquanto, sabemos que, para o projeto nacional, serão destinados R$ 55 milhões em 2009 e R$ 250, em 2010, mas ainda não estimamos o que virá para cá”, explicou a secretária de Planejamento do Município, Sheila Pincovsky.

A secretária informou, ainda que, apesar do nome, essa é uma área que não é utilizada como parque. “Não há segurança nem o usufruto da área por parte da população como espaço de lazer. ali, a frequência popular praticamente inexiste. Além disso, há uma invasão, em que vivem cerca de 35 mil pessoas. Portanto, é preciso que se faça um projeto que leve em consideração vários aspectos, como para onde irão essas pessoas. Temos que ser minuciosos no planejamento”.

Entre as propostas apresentadas, estão a criação de um anfiteatro e de um restaurante no local, recuperação e preservação do território, planejamento paisagístico, resgate histórico da área e mudanças na Estrada da Batalha.
Ainda vale lembrar que o Parque histórico dos Guararapes é considerado o berço da ncionalidade do Exército Brasileiro, pois foi nesta área que foram travadas as Batalhas dos Guararapes, evento através do qual os holandese foram expulsos do Brasil em 1648.


Edição eletrônica de 19/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...