Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Estado previne acidentes com escorpião


Devido ao crescente aumento de acidentes com escorpiões na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Centro de Assistência Toxicológica do Hospital da Restauração (Ceatox-HR) lançou, na manhã desta segunda-feira (08), a I Campanha de Prevenção a Acidentes com Escorpião. O evento aconteceu no auditório do HR e reuniu profissionais de saúde do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Igarassu.
Durante o seminário, foram apresentadas dicas de prevenção às picadas e atendimento clínico aos pacientes, e ainda explicações sobre o habitat do animal, que costuma se esconder em entulhos e se alimentar de pequenos insetos. “É importante sempre manter a casa limpa, fechar os ralos do banheiro e prestar atenção quando for calçar os sapatos, local onde o escorpião gosta de se esconder”, alertou a chefe do Ceatox, Lucineide Porto. No pátio do hospital, alunos do curso de medicina alertavam a população sobre o perigo de ser picado pelo animal. Em uma bancada, vários escorpiões estavam expostos para mostrar o grau de perigo.
O HR é referência estadual em atendimento por intoxicação exógena (provocadas por substâncias do ambiente, como ar, água, plantas, alimentos) e acidentes por animais peçonhentos. Por ano, o hospital registra uma média de 1,5 mil ocorrências por picada de escorpião. Em 2009, já foram computadas 425 vítimas. “É no inverno, principalmente nos períodos de julho a agosto, que esses números aumentam”, disse Lucineide.
Os sintomas vão de dores intensas, calafrios, taquicardias, náuseas e vômitos até a morte, no caso das crianças e idosos. “Em caso de picada, o paciente deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar o posto de saúde mais próximo para receber os primeiros atendimentos”, afirmou a chefe do Ceatox. Ela reforça ainda que algumas crenças populares, como passar alho na picada, esfregar o escorpião no local, furar a área atingida para ‘chupar’ o sangue ou apertá-la com um cinto ou pano para ‘estancar’ o veneno devem ser abolidas, pois só pioram a situação.
Amanhã (09), as ações serão realizadas junto ao público, na Estação Recife (Central) do Metrorec.


Fonte: Diário de Pernambuco, Edição de 08/06/09

3 comentários:

  1. existe um trabalho publicado em agosto de 2008 pelo prof. Luiz camposespeciaista em esorpião na UFRPE.Blog "esorpiões em recife"

    ResponderExcluir
  2. tem um especialista em escorpiões que os srs. precisam procurá-lo para conhecer sobre os escrpiões de recife.Prof Luiz campos pesquisador da UFRPE é o cara.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se estes aparelhos eletrônicos que emitem ondas sonoras e repelem escorpiões e outros animais são eficientes.
    Gostei muito da reportagem acima, leio tudo sobre escorpiões pois apareceram este ano 07 do amarelo na minha casa.
    Adoraria uma resposta, estou aflita pois tenho filho pequeno.
    acolettispada@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...