Pesquisa personalizada

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Prefeitura Anuncia Obras para conter o Avanço do Mar


Moradores da orla de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, que sofrem com o avanço do mar, se reuniram na noite da última quinta-feira (18) com o prefeito da cidade. O encontro ocorreu no auditório de uma faculdade particular do município, o prefeito Elias Gomes conversou com moradores dos prédios da orla e anunciou uma obra emergencial para tentar amenizar os prejuízos causados pelo avanço do mar na cidade. Ele garantiu que será construído um muro de pedras de 410 metros de comprimento na praia de Piedade a um custo de R$ 670 mil.

O prefeito prometeu também iniciar um planejamento para a execução de medidas que possam resolver, de modo definitivo, o problema. “De imediato, faremos uma obra emergencial com contenção em pedra e outras obras que vamos definir. Depois, faremos a contratação de um projeto definitivo para conter o avanço do mar”, afirmou, e ainda prometeu que a obra emergencial no trecho entre os edifícios Mar del Plata e Promenade teria início nesta sexta-feira à tarde.

O secretário de Obras, Vavá Rufino, apresentou um cronograma estabelecendo junho de 2010 como o prazo para início das obras definitivas. Para isso, serão precisos 120 dias para os estudos preliminares, 90 para elaboração do projeto executivo e 45 para conseguir o licenciamento ambiental e o mesmo prazo para a licitação. Elias Gomes chegou a brincar e disse: “estou achando otimismo demais”, lembrando que é necessário sensibilizar o Governo Federal para obter os recursos necessários. Representante da Associação dos Amigos da Orla, Guilherme Velho, defendeu que seja realizada a engorda da praia com areia. Vavá respondeu garantindo que os estudos que serão realizados pela nova gestão levarão em consideração todos os estudos que vêm sendo realizados nos últimos anos e o desejo de moradores e comerciantes, enfim, de todos os que utilizam as praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...