Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece sábado


No próximo sábado, 20, crianças com idade de zero a quatro anos têm um encontro marcado com a turma do Zé Gotinha. Meninos e meninas devem ser levados aos postos de vacinação, das 8 às 17 horas, para receber as duas gotinhas da vacina contra a poliomielite, doença que quando vitima crianças é conhecida como paralisia infantil.

Em Jaboatão dos Guararapes a abertura oficial da campanha será realizada na quadra do mini-shopping da COAME, em Cavaleiro. Foi distribuído um total de 64 mil doses da vacina em 87 postos de saúde do município e 49 unidades volantes. A meta do governo municipal é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos.

A orientação da coordenadora de imunização de Jaboatão, Adriana Lucena, é de que os pais ou responsáveis devem levar seus filhos com até cinco anos a qualquer posto de saúde ou volante, portando a carteira de vacinação. “Precisamos que o maior número de crianças recebam a vacina. No Brasil, já não existem registros da doenças. Mas, temos o papel de proteger a população”, comentou Adriana Lucena. O município conta com uma população de 53 mil crianças, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Poliomielite
A poliomielite é uma infecção viral causada pelo poliovírus. Nos casos mais graves, pode levar à paralisia e morte. Crianças nos primeiros anos de vida são mais susceptíveis a contrair a doença, por isso é extremamente importante imunizá-las.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), a partir da década de 80, começou a coordenar ações preventivas no mundo para erradicar a doença. O continente americano, atualmente, é considerado virtualmente imune. Mas, enquanto existir a doença em outras partes do planeta, é preciso continuar com a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...