Pesquisa personalizada

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Escola São Luis, em Prazeres, Libera Alunos Mais Cedo Por Falta de Banheiros



Fonte: pe360graus.com, acesso em 28/10/2009

O programa NETV 1ªEdição mostrou hoje a situação dos alunos da Escola Estadual São Luis, em Prazeres, que todos os dias são liberados para ir em casa, porque o colégio não tem banheiro. O colégio funciona de manhã, de tarde e de noite, com 800 estudantes, em um prédio pequeno e cheio de problemas, alugado há nove anos.

Há 25 dias, as paredes que dividiam os banheiros dos depósitos desabaram e o telhado caiu, o impacto chegou a destruir a fossa da escola, e por conta disso os alunos só podem ir ao banheiro em casa. Os professores decidiram diminuir o tempo das aulas de 50 para 30 minutos, para liberar os alunos mais cedo. “Antes a gente começaria de 7h30 e iria até meio-dia, agora vai até 10h”, explicou a professora Edna Ribeiro. Pais e alunos estão preocupados com o rendimento escolar.

Mas os problemas na escola não são recentes, no inverno a escola fica alagada, como mostrou o mesmo programa, no dia 27 de abril deste ano. Na época, professores e alunos formaram um comissão para pedir a saída da escola do local. A Secretaria informou que eles precisavam encontrar um espaço provisório ou um terreno com, no mínimo, cinco mil metros quadrados para a construção de um novo prédio. A comissão encontrou os dois: o terreno com o tamanho exigido pela Secretaria de Educação e uma casa para recebê-los provisoriamente, perto de onde funciona o colégio atualmente. Contudo, o imóvel é pequeno para acomodar os alunos e professores e estudantes só aceitam fazer a mudança se for garantida a compra do terreno para a construção da nova escola.

Segundo o programa a Secretaria Estadual de Educação informou que vem concentrando esforços, desde 2007, juntamente com a Gerência Regional Metropolitana Sul e a comunidade escolar, para identificar um terreno e construir uma nova unidade para os estudantes da Escola São Luís. Três espaços foram identificados, mas não podem ser adquiridos pelo Estado porque não possuem documentação legal. Em paralelo, a Secretaria afirma que procura alugar um prédio em condições adequadas para instalar a escola e também informa que os estudantes estão utilizando os banheiros dos professores. As obras de reparo do piso, paredes e instalações hidro-sanitárias estão previstas para terminar em 15 dias.

Um comentário:

  1. e uma vergonha o que esta acontecendo com esse colégio os cupados nunca faz nada para melhorar essa situação me da uma tristeza grande pois passei momentos muito bom nessa escola.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...