Pesquisa personalizada

terça-feira, 6 de julho de 2010

150 Médicos Passarão por Uma Atualização Profissional

Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Acesso em 06/07/2010.

Uma atualização para profissionais da área de saúde está sendo promovida pela prefeitura de Jaboatão em parceria com o Fundo Global. A atualização envolverá 150 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros, para tratar do combate à tuberculose. A atividade ocorre nos dias 7 e 8 de julho para os profissionais das regionais I, II e III, e 9 e 12 de julho para os profissionais das regionais IV, V e VI. Embora seja uma doença curável, a tuberculose se configura como um agravo persistente. As condições sócio-econômicas, a co-infecção com o vírus HIV e o abandono do tratamento são fatores de grande influência no quadro situacional da doença.

Saiba mais sobre a tuberculose.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch e seu combate faz parte das prioridades da Organização Mundial de Saúde (OMS). A meta do órgão é reduzir pela metade a incidência e mortalidade dos casos em todo mundo até 2015 e eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2050. Estima-se que cerca de 1,6 milhão de pessoas morram anualmente vítimas da doença.

Os principais sintomas da tuberculose são: tosse persistente, que dure mais de três semanas; falta de ar; perda de peso; suor noturno e febre ao entardecer. As pessoas que apresentarem um ou mais desses sintomas devem procurar as policlínicas e postos de saúde para diagnóstico. Todas as unidades de saúde da rede municipal contam com profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento da doença e a medicação utilizada no tratamento é distribuída gratuitamente.

O tratamento de tuberculose é longo, dura 6 meses, mas muitas pessoas abandonam a medicação quando se sentem melhores. “Quando o paciente abandona o tratamento, o bacilo se torna resistente à medicação utilizada no primeiro esquema”, explica Mayre Janne Simplício, assistente social do Núcleo Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde. “É preciso um esquema diferente, com inclusão de outras drogas para retomar um tratamento interrompido”, completa Mayre Janne.

Outro ponto a ser abordado nos encontros é o tratamento diretamente observado da Tuberculose (DOTS). Com essa modalidade de atendimento, o paciente recebe a medicação e tem todo o seu tratamento observado pelos serviços de saúde. Na primeira fase de tratamento faz-se, no Brasil, um mínimo de três observações semanais e na segunda fase uma observação semanal. O Município apresenta um alto coeficiente de incidência, com uma média de 38 casos para cada 100 mil habitantes. Em 2009 foram registrados 266 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...