Pesquisa personalizada

sexta-feira, 5 de março de 2010

VEM Jaboatão.

Fonte: Diário de Pernambuco, caderno Vida Urbana, edição eletrônica, acesso em 05/02/10.

Os usuários do sistema de transporte alternativo de Jaboatão poderão em breve utilizar o seu cartão do sistema de Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) para pagar a sua passagem, é que hoje (05/03/10) foi assinado o convênio para a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica na rede municipal de transporte. A solenidade foi realizada no Palácio da Batalha, e contou com a presença do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes e do presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dilson Peixoto.
Na prática, o convênio torna gradativamente desnecessária a utilização do ‘vale-transporte’ impresso. Isso porque os 400 veículos, que operam as 20 linhas municipais da segunda maior cidade do Estado, vão passar a utilizar validadores semelhantes aos leitores já usados nos translados para o Recife. A previsão é que toda a frota esteja operando com o sistema dentro dos próximos três meses.
De acordo com Elias Gomes, essa é uma reivindicação social antiga na cidade e era urgente que esse acordo saísse do papel. Ele ainda avalia que, no futuro, as decisões devem ser tomadas incluindo Jaboatão em um cenário mais metropolitano e menos independente das decisões das outras cidades da Região Metropolitana do Recife. “Não existe mais apenas uma cidade ou os interesses de Jaboatão. O que existe são interesses de cidadãos metropolitanos, que habitam a área mais populosa do Estado”, avalia.
O secretário de Serviços Urbanos da cidade, Evandro Avelar, destaca que o sistema integrado ao Consórcio Grande Recife vai beneficiar tanto a população quanto a administração da prefeitura, no que diz respeito à qualidade dos transportes. “Não se trata apenas de uma venda de bilhetes eletrônicos, mas de uma gestão completa, que permite o controle do itinerário dos veículos, da velocidade desenvolvida e da quantidade de passageiros transportados. Isso significa uma visibilidade mais clara da arrecadação, bem como representa mais segurança aos usuários”, avalia.
Para que os veículos estejam habilitados aos novos moldes, é necessário que todos estejam equipados com GPS (Sistema Global de Posicionamento) e validadores dos chips do consórcio. Além disso, haverá um nivelamento do valor das passagens, o que deve acontecer dentro de um mês após a implantação completa do sistema. “É necessário evitar uma concorrência predatória entre o transporte municipal e o metropolitano. A ideia é que vans e microônibus da cidade passem a operar cobrando o Anel ‘A’”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...