O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Jaboatão dos Guararapes divulgou um vídeo, dentro de sua campanha salarial, com mazelas de oito escolas públicas do município. O vídeo contém imagens fortes e frases de efeito, o sindicato acusa a prefeitura de não ter distribuído uniformes conforme anunciado, declara que 40% das escolas do município não tem prédio próprio e mostra a decadência de algumas salas de aula, banheiros e equipamentos.

quinta-feira, 29 de julho de 2010
Vídeo de Sindicato Denuncia a Precariedade das Escolas em Jaboatão.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Jaboatão dos Guararapes divulgou um vídeo, dentro de sua campanha salarial, com mazelas de oito escolas públicas do município. O vídeo contém imagens fortes e frases de efeito, o sindicato acusa a prefeitura de não ter distribuído uniformes conforme anunciado, declara que 40% das escolas do município não tem prédio próprio e mostra a decadência de algumas salas de aula, banheiros e equipamentos.
Prefeitura com Você em Socorro
O Programa da prefeitura municipal de Jaboatão "Prefeitura com Você" visita neste sábado (31/07/10) a comunidade do Socorro, na Regional Jaboatão Centro. O programa atua nas localidades com o objetivo de diminuir a distância entre os jaboatanenses e os serviços de saúde e cidadania oferecidos pela gestão. A novidade desta edição é a parceria com o projeto Criança Esperança, que estará presente durante toda a ação. A sede da gestão será deslocada durante um dia para a Praça Floriano e para o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado.
O prefeito Elias Gomes e sua equipe de governo irão visitar os principais pontos do bairro conversando com moradores e comerciantes. Além disso, a população terá acesso a serviços como aferição de pressão, teste de glicose, orientação jurídica, palestras e orientações sobre saúde bucal, atendimento ao Procon e Agência do Trabalho, emissão de documentos como certidão de nascimento e carteira de trabalho, cadastramento do Bolsa Família e oficinas de pintura. Ao fim da tarde, o prefeito conversa com as pessoas em uma plenária popular, onde será mostrado o que já foi realizado no município, sendo discutidas também, com os jaboatanenses, as prioridades a serem executadas em Socorro.
Para o gerente da Regional Jaboatão Centro, o pastor Carlos Novaes, esta é uma grande oportunidade das pessoas obterem diversos serviços com acesso rápido e sem burocracia. “Por se tratar de uma comunidade muito carente é complicado para as pessoas conseguirem estes serviços normalmente. Chegaremos até elas e não haverá dificuldade alguma”, afirma Novaes. Ele explica que o bairro foi muito esquecido em gestões anteriores e no atual governo o prefeito Elias Gomes está dando ênfase, principalmente em obras para recuperar ruas e escadarias.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Garis Trabalhando na Rua Novo Acordo, Mas...
Vejam as fotos:


Enquanto isso na Rua Iati, no mesmo bairro.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Desempenho das Escolas Públicas de Jaboatão no ENEM
Inscrição Para as Escolas Técnicas Estaduais 2010.
sábado, 17 de julho de 2010
Câmara de Jaboatão Aprova o PCCV
Circuito Banco do Brasil de Vôlei em Piedade
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Liberação e Regras da Campanha Eleitoral
Fonte: PE 360 Graus.com , acesso em 09/07/10; Blog da Família , acesso em 09/07/10
Desde o dia 6/07/10 estão permitidas as propagandas políticas, mas não nem tudo é permitido!!Por isso, é importante que o eleitor fique atento e observe com cuidado todas as ações dos candidatos.
Com a abertura oficial das campanhas, os partidos ficarão liberados para realizar comícios e usar amplificadores de som. Pelas regras eleitorais, há uma série de normas que devem ser respeitadas, como horários e locais de manifestações.
Os partidos políticos poderão colocar, nas sedes das legendas, os amplificadores, auto-falantes e carros de som em funcionamento de 8h até as 22h. Também estão autorizados os comícios e o uso de aparelhos de som fixo no período de 8h às 24h.
"As regras permanecem as mesmas que nas Eleições passadas. Os candidatos podem distribuir panfletos impressos desde que tenham CNPJ, a tiragem e o partido. Não é permitida a fixação de material de propaganda eleitoral em bens públicos e de uso comum, como postes, pontes e viadutos. Só é liberada aquela propaganda considerada móvel, como cavaletes, placas, das 6h às 22h, desde que não atrapalhe o tráfego das pessoas", explicou a juíza Ana Cláudia Brandão, que vai coordenar a propaganda eleitoral no Recife.
Nos espaços particulares, também há regras. "É possível usar propaganda desde que essa cessão seja gratuita e se respeite o limite de quatro metros quadrados. Outdoor, por exemplo, não é permitido", falou.
Em relação à internet e celular, a juíza explica que o candidato pode ter um cadastro de usuários obtido de maneira gratuita. "O candidato pode mandar mensagens, mas tem que dar a possibilidade de o eleitor se descadastrar se não quiser mais receber caso se sinta importunado. Se o candidato desobedecer a regra, ele recebe uma multa de R$ 100 por mensagem ", falou.
A juíza diz, ainda, que não é permitida a confecção, distribuição e utilização de camisas, chaveiro, botom, caneta ou qualquer outro tipo de material que a Justiça eleitoral considera como vantajosa para o candidato. "No dia da eleição, o eleitor pode fazer uma manifestação silenciosa", disse.
Segundo o Desembargador Roberto Ferreira Lins, presidente do TRE, Em cada município do Estado, haverá juízes eleitorais correspondentes, que irão ter o poder de polícia. Então fique atento e exerça sua cidadania, caso se depare com alguma irregularidade você pode (e deve) denunciar, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou o telefone 4009.9200 para que a sociedade possa realizar denúncias de irregularidades durante a campanha.
terça-feira, 6 de julho de 2010
UPA em Barra de Jangada
Foi inaugurada no último dia 02/07 a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Senador Wilson Campos, que fica localizada em Barra de Jangada. A UPA já está operando com 100% do seu efetivo, que conta com uma média de 230 funcionários, sendo 48 médicos, e terá capacidade para realizar, diariamente, 500 atendimentos de urgência, nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, tendo ainda, disponível para a população, um turno de atendimento à Traumato-ortopedia de baixa complexidade, funcionando 24h por dia. No total, são sete consultórios, 18 leitos de enfermaria (sendo quatro destinados à estabilização dos doentes graves), sala de raios-X e nebulização.
A Previsão é de que serão construídas 3 UPA em Jaboatão, 1 no Engenho Velho, 1 em Barra de Jangada e 1 no Curado II. Destas, apenas, a unidade do Engenho Velho ainda não está em operação.
Junto com as unidades de Engenho Velho, que será inaugurada em novembro, e Cabo de Santo Agostinho, a UPA de Barra de Jangada fará parte do cinturão de assistência sul, que pretende referenciar pacientes para o Hospital Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara. A Fundação Professor Martiniano Fernandes (Imip) será responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento.
A intenção do Governo do Estado é que a implantação das UPA desafoguem as grandes emergências do Estado, funcionando da seguinte forma, as pessoas que necessitarem de atendimento médico deverão procurar a UPA mais próxima de sua residência, caso seja identificado pelo atendimento da UPA que o caso necessita de transferência para um hospital, então a própria UPA encaminhará o paciente para o devido hospital.
A UPA de Barra de Jangada fica na rua Cruz Alta, número 20, e funciona 24 horas .
150 Médicos Passarão por Uma Atualização Profissional
Uma atualização para profissionais da área de saúde está sendo promovida pela prefeitura de Jaboatão em parceria com o Fundo Global. A atualização envolverá 150 profissionais de saúde entre médicos e enfermeiros, para tratar do combate à tuberculose. A atividade ocorre nos dias 7 e 8 de julho para os profissionais das regionais I, II e III, e 9 e 12 de julho para os profissionais das regionais IV, V e VI. Embora seja uma doença curável, a tuberculose se configura como um agravo persistente. As condições sócio-econômicas, a co-infecção com o vírus HIV e o abandono do tratamento são fatores de grande influência no quadro situacional da doença.
Saiba mais sobre a tuberculose.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Bacilo de Koch e seu combate faz parte das prioridades da Organização Mundial de Saúde (OMS). A meta do órgão é reduzir pela metade a incidência e mortalidade dos casos em todo mundo até 2015 e eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2050. Estima-se que cerca de 1,6 milhão de pessoas morram anualmente vítimas da doença.
Os principais sintomas da tuberculose são: tosse persistente, que dure mais de três semanas; falta de ar; perda de peso; suor noturno e febre ao entardecer. As pessoas que apresentarem um ou mais desses sintomas devem procurar as policlínicas e postos de saúde para diagnóstico. Todas as unidades de saúde da rede municipal contam com profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento da doença e a medicação utilizada no tratamento é distribuída gratuitamente.
O tratamento de tuberculose é longo, dura 6 meses, mas muitas pessoas abandonam a medicação quando se sentem melhores. “Quando o paciente abandona o tratamento, o bacilo se torna resistente à medicação utilizada no primeiro esquema”, explica Mayre Janne Simplício, assistente social do Núcleo Tuberculose e Hanseníase da Secretaria de Saúde. “É preciso um esquema diferente, com inclusão de outras drogas para retomar um tratamento interrompido”, completa Mayre Janne.
Outro ponto a ser abordado nos encontros é o tratamento diretamente observado da Tuberculose (DOTS). Com essa modalidade de atendimento, o paciente recebe a medicação e tem todo o seu tratamento observado pelos serviços de saúde. Na primeira fase de tratamento faz-se, no Brasil, um mínimo de três observações semanais e na segunda fase uma observação semanal. O Município apresenta um alto coeficiente de incidência, com uma média de 38 casos para cada 100 mil habitantes. Em 2009 foram registrados 266 casos.