Pesquisa personalizada

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Acidente em Camaragibe, Fatalidade ou Não?

Ontem uma notícia me chamou muito a atenção, a da morte das duas jovens em um buraco aberto por um cano estourado em Camaragibe. Um fato que vem sendo tratado como "fatalidade", mas que já vinha dando sinais de seu acontecimento. Mas, segundo o dicionário "fatalidade" seria um acontecimento imprevisível, inevitável.
E com base nas informações trazidas pelos jornais, não se trata bem de um acontecimento inevitável, e sim de negligência e descaso, e sendo assim deixa de configurar fatalidade. Vejamos um vídeo do programa NETV, disponível o site PE360graus.com, que mostra a reportagem feita no local, para podermos entender melhor o que houve:



Como foi mostrado na reportagem, esse fato não pareceu algo inevitável, uma vez que o rompimento da tubulação é um problema recorrente no local, além de outros pontos que merecem destaque como a demora na resolução do problema e o tempo que o buraco já estava aberto, e como pode ser visto no Jornal do Commercio, a compesa ficou sabendo do buraco com 24h antes do acidente acontecer.
Então, se a compesa sabia da existência do buraco porque não mandou equipes ao local antes que o acidente acontecesse? Porque não mandou equipes ao local ao menos para isolar a área ao redor do buraco, do modo que ele ficasse inacessível?
Outra curiosidade nesse caso, é que depois que as jovens morreram a compesa apressou-se e no dia seguinte o buraco amanheceu fechado. É não dá para acreditar que foi uma "fatalidade".
Se a empresa fosse um pouco mais criteriosa com a segurança de seus funcionários e da população, eventos como esses não ocorreriam. Mas o que vemos sempre são buracos abertos, tubulações jorrando água pelas ruas, esgotos obstruídos e morosidade na resolução dos problemas.
Comumente vejo equipes da compesa atuando sem a companhia de técnicos de segurança do trabalho junto com as equipes, os trabalhadores abrem buracos, entram em esgotos, realizam limpeza de canaletas, e outras atividades sem o acompanhamento técnico de profissionais de segurança do trabalho, colocando em risco os funcionários e a população.
Só para apimentar um pouco mais a discussão, vejamos outro exemplo de descaso que poderia ter resultado em morte: Aqui em Jaboatão no dia 01/11/2010, um homem caiu com um carro dentro de um buraco em Piedade, o acidente não deixou vítimas fatais, mas segundo o relato da vítima desse acidente, o sargento do Corpo de Bombeiros Valdir Dias da Silva, 50 anos, a história poderia ser bem pior, é que ele costuma trafegar pelo local em companhia da mulher e do filho de, apenas 8 meses.
E hoje na Folha de Pernambuco, uma reportagem sobre mais um buraco que oferece risco a população, dessa vez na Vila Cardeal no Bairro de Areias, onde uma tubulação rompeu e cavou um buraco da largura da rua e com cerca de 1 metro de profundidade, trazendo a possibilidade de mais uma ocorrência com morte.
À família das vítimas, a única coisa que posso desejar é que tenham força e coragem para continuar sua vida, tentando superar a saudades deixada no lugar das jovens.
E às autoridades o que peço é que investiguem o ocorrido, punam os responsáveis por esse acidente, e que tomem medidas para evitar que fatos lamentáveis, como esse, voltem a acontecer.
OBS.: Todas as fontes utilizadas para a montagem dessa postagem estão referenciadas em links, que redirecionam diretamente para as páginas que foram pesquisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...