Pesquisa personalizada

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Importância de Ações Preventivas


Eu gostaria de comentar nesse post sobre a importância de ações preventivas para evitar acidentes e na proteção do cidadão. Trabalho em uma empresa privada, e atuo na área de manutenção e minha especialidade é a manutenção preventiva, a manutenção que acontece antes que a quebra ocorra. Ela é uma manutenção mais barata, ocorre de forma planejada, não causa sérios impactos e acontece para evitar os transtornos trazidos com a quebra.

E qual o motivo disso?
Pois bem, no último feriadão (12 - 15/11/2010) os filhos de um casal amigo meu, desciam a Serra das Russas num ônibus de turismo, quando se depararam com um engavetamento de veículos no local, ainda sem sinalização, e quase se envolveram num acidente mais grave que o já existente no local.

E onde eu quero chegar com isso?
Pois bem, lembram da manutenção preventiva? é aí que ela se encaixa! Ora, sabendo que o movimento na via aumentaria por conta do feriado, se os Policiais Rodoviários estivessem montado plantão na descida, os motoristas "apressadinhos" evitariam correr e acidentes como esses não aconteceriam, e dessa forma eles estariam agindo antes do problema acontecer. Uma ação simples e que poderia ter evitado, os acontecidos, e resgaurdado a vida das pessoas.

E em Jaboatão:
O que se vê andando por Jaboatão são ruas e avenidas esquecidas, muito esburacadas, mal sinalizadas como foi mostrado numa postagem sobre Cajueiro Seco , escolas depredadas; esgotos obstruídos; canaletas abertas; calçadas esburacadas, enfim a manutenção parece não existir.
Mas a manutenção existe, porém de uma forma precária, aparentemente sem fiscalização, de forma desorganizada, trazendo serviços ineficientes e ineficazes, o que acaba por consumir o dinheiro dos nossos impostos sem que tenhamos um ganho de fato.
O ideal seria que os serviços públicos, sejam eles de conservação do patrimônio ou de manutenção da ordem (como é o caso dos exemplo do patrulhamento das vias) aprendessem com empresas públicas que prestam serviços de forma exemplares como é o caso da Petrobras, uma empresa referência em segurança do trabalho, qualidade de serviços e produtos, exigência dos prestadores de serviço, e de manutenção e ações preventivas como forma de evitar acidentes e quebras, antes que elas ocorram. Para que, dessa forma, tenhamos mais serviços de qualidade e voltados para a necessidade e segurança da população.
Ah! e sobre os filhos dos meus amigos, eles estão bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...