Pesquisa personalizada

sábado, 13 de novembro de 2010

Batalha dos Guararapes 2010


Fonte: Jornal Iteia, acesso em 13/11/2010; JC on line, acesso em 13/11/2010.


Após 3 anos os Montes Guararapes voltam a servir de palco para a 6ª encenação da peça " Batalha dos Guararapes - A Pátria Nasceu Aqui " as apresentações seguem até o próximo dia 15/11/2010. Os espetáculos começam às 20h e a entrada é FRANCA!!

A peça conta com 65 atores e 235 figurantes dirigidos por José Pimentel, além de três grandes cenários e é produzida pela companhia teatral Metron Produções. A estrutura da peça fica sob coordenação da Secretaria de Cultura e Eventos de Jaboatão dos Guararapes, que anuncia investimento de R$ 250 mil para a obra.
"Desejamos que a iniciativa se torne uma aula espetáculo para o povo. Queremos proporcionar conhecimento a população, enfatizando que aqui foi estabelecido pela primeira vez o sentimento de pátria na nação brasileira", disse, através de comunicado enviado à imprensa, o secretário de Cultura e Eventos de Jaboatão, Ivan Lima.


Segurança durante o espetáculo!

O Exército, responsável pela administração do Parque Histórico Nacional Montes Guararapes, também participa da operação, disponibilizando 20 homens da Polícia do Exército. “Nas edições anteriores – de 2000, 2002, 2004, 2006 e 2007 – nenhuma ocorrência policial foi registrada, o que mostra a viabilidade do projeto ocorrer no mesmo local em que aconteceram as duas batalhas”, afirma Edivane Bactista, da Métron Produções, responsável pelo evento.

O plano de ação da Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Militar de Pernambuco, prevê a participação diária de policiais militares do 6ª Batalhão Henrique Dias, bem como viaturas de órgãos ligados a segurança, dentre eles: Corpo de Bombeiros, 1º BPtran, BPRV, CIPMoto, RPMon, Ciatur, Polícia Civil, GTT, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes.


História

A peça remonta os momentos e acontecimentos anteriores as duas grandes batalhas travadas aqui mesmo nos montes guararapes, conhecidas como Batalhas dos Guararapes, as batalhas foram travadas entre os invasores holandeses e os portugueses, nativos, índios e negros nos anos de 1648 e 1649, quando os invasores foram expulsos.

A primeira batalha é considerada, simbolicamente, a origem do Exército Brasileiro. Ambas destacam-se como elementos decisivos da Insurreição Pernambucana, que culminou na expulsão dos holandeses do Brasil. Para os historiadores, o episódio é a primeira expressão do nacionalismo brasileiro, e pernambucano em especial. Personagens negros, índios e mestiços uniram seus interesses em defesa do Brasil, e não de Portugal. É o caso do senhor de engenhos João Fernandes Vieira, do brasileiro de origem portuguesa André Vidal de Negreiros, do indígena Felipe Camarão e do filho de escravos Henrique Dias.

Um comentário:

  1. ja pude assistir a peça e é simplemsnte encatador!! alem disso tem o mirante henrrique dias que tem maketes q retrata um pouco da histria, sou moradora das redondesas dos montes guararapes....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...