Pesquisa personalizada

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Matrículas Nas Escolas Estaduais Para 2011

Fonte: Secretaria de Educação, acesso em 10/11/2010; PE360graus.com, acesso em 10/11/2010.


Finalmente a notícia que estava tirando o sono de muitos leitores do blog: O período de matrículas nas escolas públicas estaduais de ensino tradicional e de referência.
O cadastro escolar para ALUNOS NOVATOS teve início ontem (09/11/2010) e vai até o dia 30/11/2010 somente via internet no endereço eletrônico da Secretaria de Educação ( http://www.educacao.pe.gov.br/ ).
O prazo até 30 de novembro é exclusivo para as escolas da Capital e Região Metropolitana, exceto as dos municípios de Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Ipojuca e Moreno. Nestas cidades e no restante do Estado, a pré – matrícula será feita diretamente nas unidades escolares entre os dias 4 e 23 de dezembro. Ao todo, a Secretaria de Educação está ofertando 202. 497 vagas, sendo 76. 907 na Capital e Região Metropolitana e 125. 950 nas escolas do interior do Estado.
Nesse mesmo período (04/12 a 23/12/2010), quem não reservou a vaga pela internet pode efetuar o cadastro via Central de Atendimento (0800 286 0086). Tanto no meio telefônico, quanto no meio virtual, a realização do cadastramento deverá ser feita pelo pai, mãe ou responsável do estudante, quando este tiver menos que 18 anos. O procedimento poderá ser feito pelo próprio estudante que tiver 18 anos ou mais.
‘Reforçamos todos os anos que a matrícula é apenas para novatos, quem já é estudante da rede estadual ou da rede municipal tem a renovação ou recepção realizados previamente’, esclarece Margareth Zaponi, secretaria executiva de Gestão da Rede. Nos dois casos, deverão ser prestadas as seguintes informações: nome do (a) estudante e data de nascimento; nome da mãe, do pai ou do responsável; endereço de residência com CEP e telefone para contato; escola de origem e último ano, ano/ciclo, séries do ensino fundamental e médio, fase, ano de escolaridade na qual estudou; escola, ano, ano/ciclo, séries do ensino fundamental e médio, fase, ano de escolaridade, e turno no qual pretende estudar; número de CPF, NIS (Número de Identificação Social), R.G e Registro de Nascimento do estudante e nome do (a) responsável pelas informações prestadas.
Documentos Obrigatórios: Tanto os novatos, quanto os veteranos, deverão apresentar os seguintes documentos:
*Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras);
*Certidão de nascimento;
*Carteira de vacinação (Lei Federal nº 13.770 de 13/05/09);
*Comprovante de residência com o CEP;
*2 (duas) fotos 3x4 recentes e iguais (facultativo);
*Requerimento de matrícula assinado pelo pai, mãe ou responsável do(a) estudante menor, ou pelo(a) estudante, quando maior de 18 anos;
*Termo de responsabilidade assinado pelo pai, mãe ou responsável legal do(a) estudante para efeito de compromisso, acompanhamento e participação no processo de aprendizagem;
*Ficha do perfil sócio-econômico da família.


Para os projetos de correção de fluxo a matrícula é efetuada de acordo a escolaridade do estudante e após esse processo ele será enturmado na metodologia que atende ao seu perfil. São encaminhados ao "Se Liga" jovens entre 09 e 14 anos com distorção de dois anos ou mais, que não são alfabetizados. O "Acelera" recebe estudantes na mesma faixa etária e com defasagem, mas já alfabetizados. Para cursar o "Travessia" - destinado a aceleração da conclusão do ensino médio – o estudante poderá optar já no ato da reserva. Basta que ele tenha histórico de múltiplas repetências e mais de 17 anos.


CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA: Para garantir a vaga na rede estadual, depois de realizar a pré-matrícula, o estudante ou seu responsável DEVERÁ CONFIRMAR o procedimento diretamente na unidade escolar. Para estudantes de continuidade, transferidos entre Escolas Estaduais e oriundos da rede municipal de ensino, o período vai de 03 a 07 de janeiro de 2011. Entre 10 e 14 de janeiro de 2011, é a vez dos estudantes inscritos no Cadastro Escolar, ou seja, os novatos, realizarem a confirmação de matrícula.


ESCOLAS DE REFERÊNCIA: Das 160 Escolas de Referência em Ensino Médio, apenas 18 unidades que estão localizadas no Recife e Região Metropolitana não oferecem matrícula para alunos novatos, pois a demanda interna da própria rede estadual e de alunos encaminhados da rede municipal - que tem prioridade para as Escolas de Referência- atingem 100% das vagas, são elas:
*Porto Digital (Recife Sul)
*Olinto Vitor (Recife Sul)
*Othon Paraíso (Recife Sul)
*Santos Dummond (Recife Sul)
*Lauro Diniz(Recife Sul)
*Cícero Dias (Recife Sul)
*Ginásio Pernambucano - Rua do Hospício (Recife Norte)
*Ginásio Pernambucano - Rua da Aurora (Recife Norte)
*Nóbrega (Recife Norte)
*Ageu Magalhães (Recife Norte)
*Professor Mardônio Coelho (Recife Norte)
*Álvaro Lins (Recife Norte)
*Professor Alfredo Freyre (Recife Norte)
*Clotilde de Oliveira (Recife Norte)
*Sizenando Silveira (Recife Norte)
*Eurico Pfisterer (Metro Norte)
*Epitácio Pessoa (Metro Sul)
*Tito Pereira de Oliveira (Metro Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...